Futebol Fora da Mídia #04 – A surpresa na Bélgica

Na Bélgica uma surpresa lidera o campeonato nacional nessa primeira metade e o responsável por isso é o jovem Zulte-Waregem que tem 15 anos de existência desde a sua última fusão entre o KSV Waregem e o Zultse VV.

Sem nenhuma estrela ou grande contratação (seu jogador mais conhecido é o meia Marrone formado na Juventus), a equipe conta com a melhor campanha fora de casa na Júpiler Liga e ainda a invencibilidade em casa, no Regenboogstadion, fazendo com que o time seja muito difícil de se bater no contexto geral da competição.

O grande responsável pelo surpreendente desempenho é o técnico Francky Dury, que comanda o time desde 2011 e antes  da fusão teve passagem pelo Zultse VV. Ele foi o primeiro treinador da equipe que acabara de ser formada, sendo campeão da terceira e segunda divisão. Tanto conhecimento e respaldo interno fez com que seu time jogando no 4-3-2-1 se tornasse forte no meio-campo e líder do campeonato.

Franck Dury comanda o surpreendente Zulte Wageren (Virgine Lefour)
Franck Dury comanda o surpreendente Zulte Wageren (Virgine Lefour)

O espírito coletivo faz com que o artilheiro da equipe M’Baye Leye, senegalês experiente, tenha seis gols e apareça apenas em décimo na lista de artilheiro, mesmo a equipe tendo o terceiro melhor ataque; Já o destaque da defesa, que é a quinta menos vazada, é o também experiente lateral belga Davy De fauw, que conta com dois gols e duas assistências no campeonato.

O artilheiro da equipe M'Baye Leye (Divulgação)
O artilheiro da equipe M’Baye Leye (Divulgação)

Ainda pode ser destacado o fair play do time, que é o que menos tomou cartão vermelho no torneio com apenas um cartão, e o segundo que menos tomou cartão amarelo com vinte e três, o que diminui o número de suspensões e privilegia a manutenção das escalações.

Ainda falta quase um turno e o hexagonal final, mas ninguém duvida do ineditismo do título, o exemplo próximo foi o KAA Gent que conquistou seu primeiro título na temporada retrasada (2014/2015), o que reforça o ânimo da torcida Essevee.

A torcida vive euforia com a campanha da sua equipe (Isosport)
A torcida vive euforia com a campanha da sua equipe (Isosport)
%d blogueiros gostam disto: