O que esperar do futebol brasileiro em 2017

Em 2017, o futebol brasileiro promete ter bons resultados, tanto considerando clubes, quanto à Seleção. Serão mais vagas brasileiras na Libertadores, na Sul Americana e a Seleção está muito perto de se classificar para a Copa de 2018

 

Libertadores

 

A principal competição continental terá 8 brasileiros: Botafogo, Atlético-PR, Chapecoense, Grêmio, Santos, Atlético-MG, Flamengo e Palmeiras. Sem sombra de dúvidas, o principal postulante ao título é o Palmeiras, visto que manteve a base campeã da Copa do Brasil 2015 e do Brasileirão 2016, e ainda se reforçou. Flamengo, Santos, Atlético-MG, Grêmio e Chapecoense já estão na fase de grupos, e a maioria (senão todos) destes, deverão ir para a próxima fase. Há de se destacar, além do Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG que têm bons elencos e também mantiveram a mesma equipe que se classificou. Atlético-PR e Botafogo estão na primeira fase, e o clube carioca tem jogos mais difíceis. Outra boa novidade é que a CONMEBOL liberou a final para clubes do mesmo país. Poderemos esperar por uma final brasileira na Libertadores 2017, o que é bem possível.

 

Sul Americana

 

Diferentemente dos clubes da Libertadores, os que foram a Sul Americana vivem certa instabilidade, e devem iniciar uma nova equipe no ano vindouro. Corinthians, Ponte Preta, São Paulo, Cruzeiro, Fluminense e Sport. Destes, o que manteve o trabalho foi o Cruzeiro com Mano Menezes (e com jogadores que são a base do time, como Arrascaeta, Ábila e Robinho). Corinthians, Ponte Preta, São Paulo, Fluminense e Sport começarão o ano com técnicos diferentes dos que terminaram a última temporada, além de que todos estes se reforçarão e mudarão o padrão de jogo ao longo do ano. Mesmo com estes “ãos”, os clubes brasileiros devem se destacar na Sul Americana, que em 2017 não terá muitos clubes tradicionais de outros países disputando. Que venha o bicampeonato para o Brasil.

 

Seleção

 

É a parte do futebol brasileiro que seguramente dará mais alegrias em 2017. Falta apenas 1 ponto para a classificação da Seleção para a Copa. Antes de Tite, isso parecia impossível de se dizer nessa época do ano. Tal feito pode ser conquistado já no dia 23 de Março, contra o Uruguai. E já conhecendo o estilo de Tite, as vitórias do Brasil, mesmo classificado, não devem parar por aí.

 

Competições nacionais

 

Dentre as competições nacionais, destaca-se a Copa do Brasil. Será inaugurada um novo formato para a competição (como já falamos aqui), onde 80 clubes disputam a primeira fase, onde os clubes melhores rankeados no Ranking da CBF visitam os de piores colocações, em que o visitante tem a vantagem de um empate. Na fase seguinte, os clubes conhecem seus adversários por meio de sorteios. Já nas oitavas, entram, como antigamente, os clubes da Libertadores, com a novidade da adição do campeão da Copa do Nordeste, Copa Verde e o Campeão da Série B (Atlético-GO). No campeonato Brasileiro, Internacional, Figueirense, América-MG e Santa Cruz deram lugar a Atlético-GO, Avaí, Vasco e Bahia na Série A.

Thiago Cunha Martins

Paulistano, alvinegro, co-fundador e Diretor-geral do HTE Sports. Jornalismo por paixão, Psicologia por vocação. Adorador do futebol e tudo o que o rodeia. Fã curioso da NFL, UFC e eventual seguidor de outros esportes

%d blogueiros gostam disto: