Rênight: Aqui é futevôlei meu filho!

Horas e horas de estudos, análises técnicas e táticas, assistindo jogos de times europeus, seja in loco ou em casa mesmo. O treinador precisa estar sempre atualizado do que está acontecendo no futebol brasileiro e mundial. Então eu te pergunto: O Renato Gaúcho é um estudioso? O que aconteceu com o Grêmio do Roger Machado? Simples, futebol não é ciência, obviamente o estudo mostra o caminho das pedras, porém a variável dessa equação é cada jogador, cada um dos onze que entram em campo e os que ficam no banco.

Roger sabe em qual posição cada jogador rende mais, mas o Renato entra na mente e faz com que o jogador queira render em qualquer que seja a posição. Roger consegue visualizar a fraqueza do adversário e mostrar aos jogadores, mas o Renato ensina os seus jogadores a induzirem os adversários ao erro.  O Grêmio de 2016 é um exemplo ainda vivo de times que tinham ótimos treinadores mas não alcançou o seu ápice, logo em seguida um ex-jogador daqueles que a “galera CL” adora”, ídolo do time assume a equipe e acaba com um jejum de 15 anos sem ganhar títulos importantes.

O esqueleto do time foi montado pelo Roger, mas em um certo momento o Roger perdeu a elenco, não adiantou saber tudo sobre futebol, conhecer os seus jogadores e escolher quais mandar pra campo, os soldados haviam abandonado o general. Nessa troca de general, Renato Gaúcho com a linguajem de vestiário, olho no olho do jogador. Compraram essa ideia, compraram o sonho do técnico que estava há 2 anos sem treinar e vivia na praia jogando futevôlei.

O futebol é a nossa paixão exatamente por isso, pois não tem lógica, não existe a fórmula pra ganhar títulos. Não importa o quanto você estude, o quanto você saiba de futebol, ele sempre vai nos surpreender, igual Renato Gaúcho nos surpreendeu com esse título. Parabéns Renight!

Renan Thierre

Antigamente comia areia e catarro, futuramente um professor de História, atualmente editor no HTE Sports e finge que entende de futebol e outros esportes.

%d blogueiros gostam disto: