Turnover – BH Eagles é campeão da Liga Nacional de FA

Ocorreu neste domingo a decisão da Liga Nacional de Futebol Americano, o Nacional Bowl. Em partida disputada no Estádio Independência, em Belo Horizonte, o BH Eagles não tomou conhecimento do Sinop Coyotes (Mato Grosso) e atropelou o adversário por impiedosos 39×7, assegurando o primeiro título nacional da história da equipe mineira, que tem apenas dois anos de existência.

O destaque da decisão vai todo para o quarterback do time mineiro, Álvaro Fandini, que comandou com maestria o ataque do BH Eagles e, além disso, anotou 3 corridas para touchdown e foi o melhor da partida. O jogo também contou, claro, com homenagens às vítimas do voo da Chapecoense.

A partida já começou com um lance ousado por parte do BH Eagles: onside kick logo no início do jogo, recuperado pelos mandantes. Já no campo de ataque, não demorou nem um minuto para a primeira visita à endzone por parte do time mineiro: passe de Álvaro para Sagat. Na posse de bola seguinte, interceptação da defesa do BH Eagles e Álvaro apareceu novamente, desta vez correndo para a endzone.

No segundo quarto os visitantes anotaram seu único touchdown na partida, com Orlon, mas em nenhum momento a equipe do BH Eagles se mostrou abatida. Um field goal dos mandantes deixou o placar em 17×7 ao intervalo.

Depois do descanso, as coisas não mudaram no gramado do Horto: o BH Eagles seguia dominando, e em mais um lance capital, forçaram um safety do time matogrossense após tentativa de retorno de punt. Após este lance e com o placar em 19×7, o cansaço bateu mais forte na equipe de Sinop (são 2100 quilômetros do interior de Mato Grosso até Belo Horizonte), e os visitantes tiveram bastante dificuldades para anotar first downs.

O BH Eagles seguiu indo para cima, e não parou de pontuar. Foram mais 3 touchdowns, dois corridos pelo quarterback Álvaro e outro pelo running back Rafael. Placar final: BH Eagles 39×7 Sinop Coyotes e título invicto pelos mineiros.

A chuva afastou um pouco os belorizontinos das arquibancadas do Independência, mas os mais de 3 mil presentes no Horto são mais um sinal do crescimento do esporte no Brasil. O título do BH Eagles foi o segundo da equipe mineira no ano, após vencer também a Copa América disputada no México.

Fica de consolo ao Sinop Coyotes o acesso à Superliga Nacional em 2017, a primeira divisão do futebol americano nacional. Além do time de Mato Grosso e do BH Eagles, o Santa Maria Soldiers (Rio Grande do Sul) e o Tropa Campina (Paraíba) também garantiram o acesso para a Superliga Nacional.

Geisson Pereira Miranda

Mineiro, 21 anos. Estudante de Administração na Universidade Federal de Ouro Preto. Acompanha especialmente basquete, futebol americano, tênis e, claro, futebol.

%d blogueiros gostam disto: