Turnover – Playoffs à caminho #2

Restando menos de um mês para o fim da temporada regular, cada semana se torna mais decisiva quando o assunto é descobrir as 12 equipes que irão disputar os playoffs da NFL. Tendo isto em vista, vamos atualizar as chances de cada franquia disputar a pós-temporada em janeiro de 2017.

A porcentagem de classificação aos playoffs foi retirada do site FiveThirtyEight.com.

AFC Leste

New England Patriots 10-2 (99%) – Praticamente garantiu o título da divisão após a vitória nesta semana 13 contra os Rams. Com a campanha de 10 vitórias e 2 derrotas, basta um triunfo nas últimas 4 rodadas que os Patriots renovam o título da AFC Leste. No calendário da equipe de Tom Brady, resta apenas uma visita complicada complicada ao Mile High para enfrentar o Denver Broncos. No mais, recebem Ravens e Jets em casa e vão até Miami enfrentar os Dolphins.

Miami Dolphins 7-5 (15%) – Depois de perder para os Ravens, o Miami Dolphins perdeu a vaga no Wild Card para os Broncos, mas essa disputa certamente seguirá até a semana 17. Só que o time de Ryan Tannehill ainda enfrenta Atlanta Falcons e New England Patriots (ambos em casa). Ainda tem jogos, fora, contra os Jets e os Bills.

Buffalo Bills 6-6 (10%) – Com grandes possibilidades de passar mais uma temporada fora dos playoffs, os Bills buscam fazer milagre para alcançar o Wild Card. Ainda enfrentam Steelers fora, Browns e Dolphins em casa, e fecham a temporada contra os Jets, fora.

New York Jets 3-9 (0%) – O New York Jets é um dos 4 times que não tem mais chances de alcançar a pós temporada.

AFC Oeste

Oakland Raiders 10-2 (98%) – A divisão Oeste da Conferência Americana conta com 3 times que realmente merecem ir para os playoffs. E, na sua liderança, encontramos neste momento o Oakland Raiders. O surpreendente time de Derek Carr tem um calendário bastante atribulado até a semana 17, incluindo duelos contra Chiefs e Broncos fora de casa, além de partidas contra os Chargers (fora) e Colts (em Oakland).

Kansas City Chiefs 9-3 (98%) – Apesar de estar atrás atualmente, o site aponta os Chiefs com maior probabilidade de vencer a divisão. Isso porque a equipe de Cairo Santos tem um calendário favorável até o final da temporada: recebe Oakland e Denver nas suas partidas mais difíceis. No mais, duelos contra o Tennessee Titans (casa) e San Diego Chargers (fora).

Denver Broncos 8-4 (70%) – Atual campeão, os Broncos tem boas probabilidades de alcançar a pós temporada, mas não podem vacilar. Denver já perdeu 3 dos 4 confrontos que fez dentro da divisão, e precisa melhorar este aproveitamento nas 3 últimas semanas contra Oakland (em casa) e Chiefs (fora), além de um jogo complicado contra o New England Patriots (também em casa). Antes, duelo teoricamente mais fácil contra os Titans, no Tennessee.

San Diego Chargers 5-7 (<1%) – Só um milagre leva a equipe de Phillip Rivers aos playoffs, suas chances são apenas matemáticas mesmo. Ainda enfrentam Panthers (fora), Raiders (casa), Browns (fora) e Chiefs (casa).

AFC Norte

Baltimore Ravens 7-5 (39%) – Apesar da liderança neste momento, os Ravens não são os favoritos para vencer a divisão norte da AFC. Isso porque a equipe de Joe Flacco ainda enfrenta Patriots, Steelers e Bengals fora de casa, além de receberem o Philadelphia Eagles. E, com a disputa tão equilibrada por uma vaga no Wild Card, não vencer a divisão provavelmente significará não ir aos playoffs para Baltimore.

Pittsburgh Steelers 7-5 (67%) – Com um calendário mais fácil do que os Ravens, os Steelers tem mais chances de vencer esta divisão. Isso porque ainda enfrentam Bills e Bengals fora de casa, para depois fechar a temporada contra Ravens e Browns em Pittsburgh.

Cincinnati Bengals 4-7-1 (1%) – Cheio de lesões, as chances dos Bengals são mínimas. Sem AJ Green e Giovanni Bernard, o time de Andy Dalton ainda enfrenta Browns (fora), Steelers (casa), Texans (fora) e Ravens (casa).

Cleveland Browns 0-12 (0%) – Precisa comentar?

AFC Sul

Houston Texans 6-6 (52%) – Numa divisão bem indefinida, os Texans lideram as chances de vencer a divisão. Apesar do ano bem inconstante de Brock Osweiler, Houston tem um calendário muito mais tranquilo do que os adversários. Enfrenta ainda os Colts (fora), Jaguars e Bengals (casa) e Titans (fora). Mas, qualquer vacilo nos jogos dentro da divisão podem colocar tudo a perder.

Indianapolis Colts 6-6 (39%) – A equipe de Andrew Luck não deve alcançar os playoffs este ano. Apesar de receberem Texans e Vikings, os Colts ainda irão a Minnesota e Oakland. Mas, uma vitória nestes jogos fora de casa, juntamente com duas vitórias caseiras, levam Indianapolis para a pós temporada.

Tennessee Titans 6-6 (11%) – Segunda temporada de Marcus Mariota na NFL, e segunda temporada em que ele não deve chegar aos playoffs. Apesar do empate triplo na liderança da divisão, os Titans são quem tem o calendário mais difícil até o final da temporada. Recebem os Broncos, vão a Kansas enfrentar os Chiefs e depois a Jacksonville para jogar contra os Jaguars, e fecham sua participação na temporada regular em casa contra os Texans.

Jacksonville Jaguars 2-10 (0%) – Mesmo com a fraca divisão, os Jaguars não tem mais chances de playoffs.

NFC Leste

Dallas Cowboys 11-1 (100%) – Melhor campanha da NFL, o Dallas Cowboys finalmente alcançou a classificação antecipada para os playoffs e estão a uma simples vitória de serem os campeões da NFC Leste. E isso deve acontecer, pois ainda enfrentam Giants e Eagles (fora), além de Buccs e Lions (casa).

New York Giants 8-4 (65%) – Os Giants estão em boa posição para garantir uma das duas melhores campanhas entre os não-campeões de divisão na Conferência Nacional. Mas o calendário de Eli Manning e companhia não é tão fácil: jogam em casa contra Dallas e Detroit, e enfrentam Philadelphia e Washington na estrada.

Washington Redskins 6-5-1 (39%) – O time que Kirk Cousins, que surpreendeu e alcançou a postseason na temporada passada, dificilmente fará o mesmo este ano. A equipe da capital ainda enfrenta Eagles e Bears fora de casa, e Panthers e Giants em Washington.

Philadelphia Eagles 5-7 (2%) – Apesar do bom começo de temporada de Carson Wentz, os Eagles não mantiveram as atuações iniciais e hoje estão virtualmente eliminados. Ainda jogam em casa contra Redskins, Giants e Cowboys, além de uma viagem até Baltimore para pegar os Ravens.

NFC Oeste 

Seattle Seahawks 8-3-1 (99%) – Mais um ano em que os Seahawks vão aos playoffs. Ainda não está certo, mas já podemos garantir que veremos Russell Wilson e companhia em campo durante janeiro. Os Seahawks ainda enfrentam Packers e 49ers (fora), Rams e Cardinals (casa) e uma simples vitória garante o título de divisão para os Seahawks.

Arizona Cardinals 5-6-1 (8%) – Atual finalista da NFC, os Cardinals praticamente não tem mais chances de chegar aos playoffs nesta temporada. A equipe de Larry Fitzgerald ainda enfrenta Miami, Seattle e Los Angeles fora de casa, além de receber o New Orleans Saints.

Los Angeles Rams 4-8 (<1%) – Chances apenas matemáticas, mas todo mundo sabe que os Rams não irão aos playoffs. Apesar de renovar contrato com Jeff Fisher, o time de Los Angeles fez uma péssima temporada em 2016.

San Francisco 49ers 1-11 (0%) – Colin Kaepernick já surpreendeu a liga uma vez, levando o 49ers longe, mas este ano não conseguiu isso de novo. Aliás, passou BEM longe.

NFC Norte

Detroit Lions 8-4 (90%) – As duas vitórias contra Minnesota em duelos dentro da divisão deram vantagem ao Lions para vencer a divisão, e por isso sua chance é bem grande. Mas, Detroit não possui um calendário tão simples assim, e qualquer vacilo pode reverter essa vantagem (ainda enfrentam Bears e Packers em casa, e Giants e Cowboys fora).

Minnesota Vikings 6-6 (28%) – Última equipe a perder a invencibilidade na temporada, os Vikings enfrentam uma queda vertiginosa e venceram apenas um dos últimos sete jogos. E, apesar de um calendário não tão complicado, o jogo mais difícil é contra o Green Bay Packers, em Wisconsin. Enfrenta também os Jaguars fora, além de duelos caseiros contra Colts e Bears.

Green Bay Packers 6-6 (22%) – Aaron Rodgers tem poucas chances de aparecer na pós temporada em janeiro. Os Packers tem um calendário bem complicado até o final do ano, enfrentando ainda Seahawks e Vikings em casa, além de jogar contra os Lions em Detroit. O outro jogo dos cabeças de queijo será contra os Bears, em Chicago.

Chicago Bears 3-9 (<1%) – Pequenas chances matemáticas para a equipe de Jay Cutler. Mas todos nós sabemos que não irão sair da lanterna da NFC North.

NFC Sul

Atlanta Falcons 7-5 (86%) – Com grande ano de Matt Ryan e Julio Jones, os Falcons lideram a divisão sul da NFC e tem a faca e o queijo na mão para alcançar aos playoffs. Com uma tabela não tão difícil e um time bem talentoso, Atlanta não deve encontrar tantas dificuldades para confirmar o título da divisão. Ainda enfrentam Rams (fora), 49ers (casa), Panthers (fora) e Saints (casa).

Tampa Bay Buccaneers 7-5 (55%) – Quem diria que Jameis Winston teria essa boa campanha com Tampa Bay neste ano? A verdade é que os Buccs ainda seguem vivos, e com alguma sorte podem até vencer a divisão. Tampa Bay ainda enfrentará os Saints duas vezes, além de jogos contra Cowboys e Panthers.

New Orleans Saints 5-7 (5%) – O time de Drew Bress decepcionou este ano e ficarão mais um ano de fora dos playoffs. Ainda tem dois duelos contra os Buccs, além de Cardinals e Falcons. Os torcedores já podem pensar na offseason.

Carolina Panthers 4-8 (<1%) – Vem daqui a grande decepção da temporada. Atual campeão da NFC e com o MVP da temporada passada Cam Newton, tem chances praticamente zeradas de pós temporada.

 

 

Geisson Pereira Miranda

Mineiro, 21 anos. Estudante de Administração na Universidade Federal de Ouro Preto. Acompanha especialmente basquete, futebol americano, tênis e, claro, futebol.

%d blogueiros gostam disto: