Celebridades e suas paixões pelo futebol #3 – LeBron James e o Liverpool

Por: Lucas Tinôco (Twitter: @lucastinocof)

LeBron James é o maior astro em atividade na atualidade e dono de três títulos da NBA. Desses três, dois vieram quando ele atuava com a camisa 6 do Miami Heat, pelo qual jogou de 2010 a 2014 e onde ele se tornou acionista do Liverpool.

É sabido por muita gente mas também muitos desconhecem. É verdade que ele não é dos mais atuantes fãs do penta campeão europeu, mas vira e mexe ele faz as suas ações de marketing.

Tudo aconteceu em 2011, quando “King” James se tornou acionista minoritário do Liverpool, clube ao qual maior parte pertence ao Fenway Sports Group, de John Henry, um dos mais conhecidos na bolsa de valores americanas quando o assunto é esporte, e Tom Werner. O grupo também é dono do Boston Red Sox, clube de baseball. Parte desse negócio aconteceu também para ajudar o marketing do time, ligando sempre os Reds ao maior jogador da NBA nos últimos anos.

Alguns meses após a compra de parte do clube, LeBron apareceu em Anfield para assistir o maior clássico da Inglaterra disputado entre os donos da casa e o seu maior rival, o Manchester United. Ele descreveu essa experiência como uma das coisas mais especiais da vida dele, e elogiou a torcida, a qual ele diz ser a mais apaixonada e leal possível e um fator que pesou para ele se tornar acionista.

Recentemente ele usou as redes sociais pra mostrar que está atento aos movimentos do clube. Por meio do seu Facebook ele postou a imagem de uma camisa do Liverpool personalizada com o nome dele e o número 6, o mesmo dos tempos de Heat. Na legenda, um recado em tom de brincadeira: “Animado em saber que vocês estarão aqui na costa oeste! Se precisarem de mais um jogador, estou à disposição”

O recado foi recebido muito bem e Dejan Lovren, zagueiro do Livepool, postou o print em seu Instagram e na legenda, o mero súdito disse: “Se LeBron quer o número, eu não me importo. Ele é o Rei”. Isso por conta do croata atualmente usar a camisa de número 6 dos Reds.

If Lebron wants the number I dont mind, he is the king 💪🏻😀😎

A photo posted by Dejan Lovren (@dejanlovren06) on

Foto: Jonathan Daniel/Getty Images

Em outra ocasião, o jogador foi a uma conferência vestido com produtos do Liverpool para fazer aquela campanhazinha marota de marketing.

Mas nem tudo são flores…

Polêmicas

Da vez que visitou o Anfield e Melwood, ele disse não ter entendido o que os jogadores falavam, pois os seus sotaques eram bem carregados, mas que adorou estar próximo de jogadores como Suarez, Gerrard e Kuyt. Isso repercutiu e os fãs ficaram um pouco irritados, muito por conta de um certo preconceito perante a falta de conhecimento dos americanos sobre o esporte. Convenhamos que não passa de um orgulho bem bobo por parte dos ingleses.

Em outra declaração, essa sim PÉSSIMA, o 4 vezes MVP declarou para James Pearce (Liverpool Echo), após assistir um jogo no Anfield, que o Liverpool era realmente como times como o Manchester United, os Dallas Cowboys e os New York Yankees. Quer um conselho? Nunca, jamais, em hipótese nenhuma compare o Liverpool aos Red Devils, King James.

Outra polêmica, mas aí isentando um pouco a figura do atleta, ficou por conta de uma basqueteira feita pela Nike, patrocinadora do atleta. Nela, a empresa usou as cores do time (exagerou no verde, é verdade), colocou o Liverbird, mascote do time, na parte de trás do calçado e na sola 18 troféus da Premier League, simbolizando o número de títulos ingleses que os Reds têm.

Esse foi o chamado “LeBron 9 Low Liverpool Edition”

Convenhamos que a ideia foi muito boa, a intenção também, mas CARAMBA NIKE!!! Pra começar deem uma olhada no que eles acharam que representaria o mascote do time. Bem diferente, não? E olhem só os troféus… TODOS iguais ao entregue pela Premier League. Acontece que o Liverpool nunca ganhou o campeonato nos atuais moldes, ou seja, nunca levantou um troféu como esse. A culpa não é do LeBron, não é verdade? (mas talvez se ele tivesse escolhido a Adidas…).

A verdade é que as marcas se fortaleceram juntas, o Liverpool ganhou com LeBron e LeBron com o Liverpool. Talvez nada que fizesse os cofres de ambos crescerem absurdamente.

Pra finalizar, mais uma interação, achada de última hora, em que o 12 vezes All-Star mostrou apoio ao capitão Jordan Henderson que tinha o seu nome em uma votação para escolherem o jogador que seria capa do game FIFA 16:

s/o to my LFC family Jordan Henderson, you got my vote!!! James Gang always reps LFC on the virtual pitch #YNWA #VoteHenderson #IPROMISE #StriveForGreatness http://bit.ly/1Gbctm5

Posted by LeBron James on Thursday, July 2, 2015

 

Lucas Tinoco

21 anos, baiano e aspirante a jornalista esportivo. Fanático por esportes em geral, principalmente futebol. Adepto das ligas europeias e do futebol alternativo. Líder do Editorial de Futebol Internacional do HTE Sports.

%d blogueiros gostam disto: