NFL – A lenda chamada Tom Brady

O New England Patriots chega ao Super Bowl pela 7ª vez em 16 anos com um quarterback chamado Thomas Edward Patrick Brady Jr, ou se preferirem, Tom Brady. Um dos maiores ídolos da história recente do esporte, o quarterback terá a chance de conquistar seu 5º Super Bowl na carreira, algo talvez impensável para um jogador escolhido na 6ª rodada do Draft e na posição mais importante do esporte. Agora pensamos, que lugar a história reserva a Brady?

Em New England

Posso afirmar que, sem dúvidas nenhuma, hoje, o quarterback está eternizado na memória de qualquer torcedor dos Patriots. A franquia, que é reconhecida pela sua força na pós-temporada, possui um recorde de 7-10 em jogos de playoffs sem Brady. Após a seleção do quarterback, esse número saltou para 31 vitórias e 19 derrotas, contando apenas a era Brady, chegamos ao um recorde de 24-9 em pós-temporada. Falando mais especificamente em números, quase todos os recordes envolvendo um quarterback em New England pertencem à Tom Brady, como:

  • Maior número de jardas em uma temporada: 5235 jardas
  • Maior número de touchdowns em uma temporada: 50 TD
  • Rating mais alto de um quarterback titular na temporada: 117.2 rat
  • Maior número de jardas de todos os tempos: 61.582 jardas
  • Maior número de TD de todos os tempos: 456 TD

Na realidade, podemos ficar o dia inteiro exaltando os recordes que o jogador possui em New England. A verdade é que, após a adição do quarterback à equipe, a franquia subiu totalmente de patamar. Fato é que, antes dos anos 2000, os Patriots não tinham toda essa bagagem que possuem hoje, a franquia que não possuía um título de Super Bowl, não era tratada como “tradicional”, termos bem utilizados nos dias de hoje. Fazendo uma comparação da história da New England nas eras pré-brady e pós-brady teremos um grande legado deixado pelo quarterback.

Fãs

Uma categoria que tomei como importante ponderação envolvendo o legado de Brady para liga foi a respeito dos fãs. Claro, sem os fãs, do que adiantaria o esporte? Pegamos um país em que a NFL vem se popularizando durante os últimos anos, o Brasil. Atualmente, em várias blogs de NFL e sites como Pro Football, Endzone Brasil, Liga dos 32, costumeiramente existem análise, ou até mesmo uma pequena votação sobre a franquia mais popular entre os brasileiros. E inevitavelmente o New England Patriots sempre está no topo dessas pesquisas quando, de fato, não está na sua liderança. Um dos grandes responsáveis por isso? Nosso amigo Brady Boy.

Existe uma enorme facilidade em se apegar à um ídolo, e na NFL não seria diferente. Nos anos em que os jogos da liga conquistou seu espaço no país foi justamente na era de ouro de Patriots-Brady. Pego como exemplo, a narração fantástica feita por Everaldo Marques e Paulo Antunes em retorno de punt feito pelo guard Dan Connolly que terminou na linha de 5 jardas em 2010. Uma jogada incrível, em que o grandalhão mostrou velocidade e tirou quase todos de seu caminho. A televisão após umas 4 reprises da jogada, foca a câmera na cara de quem? Em Tom Brady. Mas porque? O que ele teve a ver com a jogada? Nada. Ele é apenas o ídolo e melhor jogador da franquia, e os fãs querem ver a reação do seu ídolo independente se a jogada é com ele ou não. Vai falar que você, fã dos Patriots, nunca se pegou dizendo “Cara você tinha que ver a cara do Brady”.

Um jogador como o Tom Brady é capaz disso, de tomar para os Patriots, uma legião de fãs que anseiam em chamar um time de “seu”.

NFL

A parte talvez mais importante para a história de um jogador de futebol americano é olhar para trás e analisar as suas conquistas e o legado deixado para a liga. Considerar, o quarterback Tom Brady, como um dos maiores jogadores da posição da história da NFL, não seria exagero. Me arrisco a dizer que, após a sua aposentadoria, o jogador terá sido o maior quarterback de todos os tempos da história do esporte. É muito? Para alguns talvez, convenhamos que os números sustentam essa afirmação, e nos Playoffs (onde a coisa aperta de verdade) ele possui números que os distanciam dos demais quarterbacks da liga.

  • Maior números de jogos na história da pós temporada: 33
  • Titular com maior número de vitórias: 24
  • Maior número de touchdowns marcados: 56
  • Maior em número de jardas: 7.957
  • Maior em número de passes completados: 683

Ainda tem vários recordes que merecem serem mencionados, mas o que realmente fica nítido é que, quando os jogos valem de verdade, Tom Brady é sem dúvidas o jogador que se destaca dos demais. Não se deu por convencido? Ele ainda realizou feitos incríveis mesmo na temporada regular como por exemplo:

  • Temporada regular invicta em 2006-07
  • Segundo maior em Passer Rating em uma única temporada: 117.2 (2011)
  • Jogador com maior número de Passer Rating acima de 145: 13 jogos
  • Maior sequência de passes completos sem interceptação: 335
  • Maior número de touchdowns em um quarto: 5 TD

Considerando recordes de temporada regular, é sempre bom ponderar que Brady é um dos poucos líderes de vários recordes que ainda está em atividade (e muito bem por sinal), que deve possuir pelo menos mais 1 ou 2 anos de liga. Existe a possibilidade do quarterback, angariar vários recordes e estatísticas para si antes de sua aposentadoria, dando maior respaldo em discussões sobre grandes quarterbacks.

Superação

Falar de superação é falar de Tom Brady. Como uma escolha de 6ª rodada, mais especificamente a 199ª do recrutamento, pode causar tanto no impacto de um esporte? Ética, comprometimento, garra e vontade de vencer: Talvez as maiores qualidades de Brady, considero até maior do que seu talento natural para guiar um ataque. É isso que o torna um dos grandes gênios do esporte, Brady provou para o mundo que com determinação você pode conquistar grandes feitos, como Super Bowls. O quarterback leva o esporte a sério, costumeiramente saem notícias da sua preparação para os jogos, como horário para dormir, alimentação, entre outros cuidados para executar a sua profissão com maestria.

As ações podem passar despercebidas, mas é nas pequenas atitudes que vemos o quão grande é a sua estrela. Convenhamos que tratar o esporte que lhe deu tudo com mais seriedade, deveria ser mais comum na NFL.

Mais um Super Bowl batendo na porta

História não lhe falta, legado muito menos. Brady terá a chance em 2017 de se tornar um dos poucos jogadores a possuirem 5 títulos de Super Bowl na carreira. O confronto contra o Atlanta Falcons de Matt “Ice” será provavelmente mais um dos grandes jogos de Tom Brady e o New England Patriots. Só nos resta aguardar e assistir mais um capítulo dessa história sendo contada.

 

Mateus Maia

Estudante de jornalismo da UFOP e fanático pelo mundo dos esportes. Tudo na vida é certeiro, menos o chute de 27 jardas do Blair Walsh

%d blogueiros gostam disto: