Os melhores ataques da história do futebol

Os donos da maioria dos gols nas partidas, dos lances mais bonitos e os melhores jogadores. Os homens de frente. Por isso, segue aí bons ataques que já se formaram na história do futebol. Vale lembrar que são alguns. Seria bom listar até mesmo Di Natale e Iaquinta, boa dupla da Udinese na década passada. Muitos dos antigos vão passar despercebidos e atuais vão sobrar mais, por exemplo. São mais de 100 anos de futebol, muita história nesse esporte. Quem não tem muita idade, não sabe disso tudo. Bom destaque pros brasileiros, entretanto. Afinal, 5 taças do mundo.

PELÉ, VAVÁ E GARRINCHA

O trio ofensivo do primeiro título mundial brasileiro. Vavá fez 5 naquela Copa. Pelé, 6: 3 nas semis e dois na final. Garrincha não jogou, mas era peça fundamental do lado direito e um dos melhores do mundo na época. Há quem diga, dos mais antigos, que era melhor que Pelé.

Garrincha, Didi, Pelé. Vavá e Zagallo

MARADONA E CARECA x MARCO VAN BASTEN E GULLIT

No final da década de 80, o Milan conseguiu uma ascensão, com a chegada de Silvio Berlusconi à presidência, capaz de barrar ataque do Napoli, formado pelo brasileiro Careca e Diego Maradona, o melhor da época, recém-campeão do mundo, que ainda contavam com o italiano Giordano, os três formavam o trio Ma-Gi-Ca. Essa equipe de 88 até 90, que ficou conhecida como o melhor Milan da história, tinha na frente os holandeses Marco van Basten e Gullit, e Rijkaard mais atrás. Promessas na época, levaram os milaneses ao título em 88, com o Napoli logo atrás na tabela. Em 89 e 90, foram campeões da UEFA e do Mundo, os últimos a conseguirem esse feito seguidamente até hoje.

Os holandeses do Milan

RIVALDO E RONALDO

O ataque do Brasil campeão de 2002. Ronaldo quase não ia pra competição, passou quase dois anos lesionado: artilheiro e só não foi o melhor da Copa porque Kahn tava pegando até pensamento. 18 gols o Brasil fez, 8 do Fenômeno. Rivaldo, camisa 10 e 5 gols. Ronaldinho Gaúcho também era importante. Denilson, Luizão, Edilson Capetinha, Juninho Paulista, Kaká e até Klebérson de reservas. Que seleção.

A dupla do pentacampeonato

ADRIANO, RONALDO, RONALDINHO E KAKÁ

O Quadrado Mágico. Ronaldinho na época o melhor do mundo pela segunda vez. Ronaldo o de sempre, mas quase não foi chamado. Kaká no ano seguinte se consagrara melhor do mundo. Adriano em sua melhor fase. Talvez uma das derrotas em Copas do Mundo mais sofrida pelos brasileiros.

O Quadrado Mágico gerou muita expectativa de título

BARÇA E REAL 2000-10

Sempre foi uma competição também nas contratações o duelo espanhol. Ricos e bem vistos pelos jogadores. Pelo Real passaram Zidane, Morientes, Ronaldo, Robinho, Van Nistelrooy, Robben, Owen, Kaká. Pelo Barça, Henry, Eto’o, Ibrahimovic, Ronaldinho, Kluivert, Rivaldo, Gudjhonssen, Giuly.

MESSI, SUAREZ E NEYMAR vs CRISTIANO, BENZEMA E BALE

Esse é o principal duelo atual. Tanto pela rivalidade Barça – Real, pelos dois melhores do mundo atualmente e há quase 10 anos, e pela qualidade dos outros atletas. De um lado mais técnica e controle de bola na hora de marcar, do outro lado mais força e vigor. O que dá certa vantagem ao trio MSN talvez seja o centroavante. Suárez e Benzema não foram “criados” como camisa 9, mas o uruguaio soube se adaptar bem melhor à posição.

Cristiano e Messi duelam como os melhores do mundo há anos

Houve, é claro, inúmeros ataques fenomenais no futebol mais recente. Kaká, Shevchenko e Crespo formavam uma excelente frente. Kewell e Baros, um australiano e um techeco, campeões da Champions 2004-2005, em cima dos milanistas com o Liverpool, também era . Assim como Bergkamp, Ljunberg e Van Persie. Rooney, Cristiano Ronaldo e Tevez é outro exemplo. Kewell e Baros, um australiano e um techeco, campeões da Champions 2004-2005. Ribery, Robben e Muller. Romário e Bebeto, de 94. Totti e Luca Toni. Podolski e Klose. Espanha campeã de 2010 chegando a jogar com 6 meio-campistas.

Inúmeros. E que sejam sempre lembrados.

Igor Paulinelly

20 anos, estudante de engenharia e natural de Currais Novos/RN. São-paulino e amante do futebol desde Brasil vs Costa Rica às 3 da manhã em 2002. Social: @igorpaulinelly

%d blogueiros gostam disto: