De olho na fera #4 – Thomas Lemar

Canhoto, 21 anos,  Thomas Lemar é um dos destaques desse projeto do Monaco que anda investindo em jogadores jovens. Nascido em Guadalupe, o jogador é naturalizado francês e chegou ao clube em 2015. Seu contrato vai até 2020.

O francês começou nas categorias de base do Caen e ainda jogou na equipe B até  estrear profissionalmente no final de 2013, pela Ligue 2. Seu clube conseguiu o acesso e o meio-campista jogou a Ligue 1 em 2014/15. Teve 25 aparições, mas apenas 6 como titular. Entretanto, foi o suficiente para que o Monaco investisse na contratação do jovem, por 4 milhões de euros. Desde então são duas temporadas como titular.

Thomas marcou o gol contra o Tottenham que garantiu a primeira posição do grupo na Champions

Lemar, a uma curta explicação, é aquele típico jogador rápido e habilidoso de beirada de campo, também conhecido como motorzinho, aquele que tende a ser banco por falta de técnica e que entra no segundo tempo pra dar uma esquentada no jogo. Mas não é o caso se for analisar todos os detalhes. O francês é mais meia que ponta. Isso pela facilidade de condução com a bola, os dribles curtos e a qualidade do passe. Outra qualidade interessante é a facilidade nas cobranças de bola parada. É do cruzamento que saem a maioria de suas assistências.

A joia do Monaco costuma ser escalado pelo lado esquerdo, mas consegue facilmente jogar centralizado, explorando a boa velocidade e visão para passar a bola, e pela direita, fazendo a diagonal muito bem e sendo incisivo em cima do adversário.

Na atual temporada, a promessa francesa soma 33 partidas, com 10 gols e 7 assistências. O Monaco é atualmente primeiro colocado da Ligue 1 e está nas oitavas da Liga dos Campeões, com o Manchester City pela frente. Também esteve presente na seleção francesa, fazendo sua estreia em um amistoso contra a Costa do Marfim. O passe de Lemar é avaliado em 20 milhões de euros e já despertou o interesse de fortes clubes europeus, como Atlético de Madrid, Liverpool e Bayern. Sua jornada na França não deverá ser muito longa.

Igor Paulinelly

20 anos, estudante de engenharia e natural de Currais Novos/RN. São-paulino e amante do futebol desde Brasil vs Costa Rica às 3 da manhã em 2002. Social: @igorpaulinelly

%d blogueiros gostam disto: