NFL – Prévia do Super Bowl LI

Está chegando a hora. Neste domingo, 5, a temporada 2016-2017 da NFL conhecerá o seu novo campeão. Na final, duas equipes que tiveram campanhas de destaque na temporada regular: New England Patriots, 1º lugar da conferência Americana, e o Atlanta Falcons, 2º colocado da conferência Nacional. Enquanto os Patriots buscam o seu quinto titulo de Super Bowl, os Falcons buscam a sua primeira conquista do troféu Vince Lombardi.

Porém, quais são as armas, trunfos e fraquezas dessas equipes? Quais os principais duelos na partida, que podem decidir o confronto? As tendências de plano de jogo para as duas equipes? Acompanhe a nossa análise da partida.

Nas casas de apostas, os Patriots são favoritos para a conquista. O fato da equipe chegar a terceira final nas ultimas seis disputadas faz com que a equipe tenha uma vantagem importante: a experiência do momento decisivo. Os Falcons chegam na sua segunda final de Super Bowl, sendo a última vez em 1999. O fator experiência nesses momentos geralmente pesa, principalmente num Super Bowl, onde a qualidade das equipes é muito grande e, nesse caso, bastante similar.

O Duelo entre Ryan e Brady é um dos mais aguardados do SBLI

As duas equipes tem defesas que vem atuando em bom nível, principalmente nessa pós temporada; dois ataques avassaladores e que conseguem correr e passar muito bem a bola; kickers confiáveis; special teams de bom nível; Quarterbacks que estão jogando no mais alto nível da liga. Mas com duas equipes tão parecidas, como cada uma pode tentar vencer a partida?

CONFIRA TAMBÉM:  A última vez dos Patriots no SB

A partida tem tudo para ser um verdadeiro tiroteio, com os ataques sendo bastante prolíficos e marcando muitos pontos. A possibilidade do Super Bowl ser decidido no último drive, faltando segundos para acabar, também é alta. Sendo assim, a equipe que souber controlar melhor o relógio, explorar bastante o jogo corrido e deixar fora de campo o ataque adversário, deve aumentar bastante as suas chances de vitória. Nesse ponto, destaco a maior necessidade dos Falcons abrirem uma vantagem no marcador, tendo em vista que Tom Brady já mostrou inúmeras vezes que pode vencer uma partida em situações obvias de passes. Já Matt Ryan não tem um grande histórico em momentos decisivos, ainda que a sua pós temporada atual esteja mudando esse panorama. Entretanto, vale ressaltar que nos confrontos contra os Packers e os Seahawks, em nenhum momento os Falcons foram realmente ameaçados no marcador, abrindo boa vantagem no placar e depois administrando o resultado.

Este homem pode ser o MVP do Super Bowl LI

Um matchup bastante interessante da partida será entre o TE Martellus Bennett, dos Patriots, contra os Safeties e linebackers dos Falcons, que já se mostraram em dificuldades na marcação na região central do campo. Principalmente em situações de blitzes, a tendência é que Brady utilize o seu TE principal (já que Rob Gronkowski está na lista dos contundidos), além do slot receiver Julian Edelman, que costuma trabalhar bem nesse setor do campo. Dan Quinn deve ter gastado boa parte das duas últimas semanas para encontrar um antídoto para esse problema, já que Bennett é quem mais recebeu passes para TD nos Patriots nesta temporada (7), além de ter 55 recepções para 701 jardas.

Um outro matchup curioso será entre o melhor ataque em pontos da NFL (Falcons) contra a melhor defesa cedendo pontos (Patriots). Ao meu ver, muito desse desempenho defensivo dos Patriots se deve ao controle da partida que o ataque proporciona, fazendo com que os adversários entrem em situações óbvias de passe, facilitando o trabalho da defesa. Só que diante de um ataque tão diversificado, comandado pelo coordenador ofensivo Kyle Shanaham, a defesa dos Patriots não deverá ter vida tranquila nesse jogo. Matt Ryan, Julio Jones, Tevan Coleman e Davonte Freeman são armas letais da equipe de Atlanta.

O ataque dos Falcons foi o mais explosivo da liga nesta temporada

Por tudo isso, acredito que os ataques deverão se sobressair sobre as defesas, fazendo com que o jogo seja vencido nos detalhes. Mais do que nunca, a batalha dos turnorvers será crucial, assim como o tempo de posse de bola. Quem controlar melhor o relógio e tiver a oportunidade de ficar com a bola no ultimo drive da partida tem grandes chances de sair vencedor.

Meu palpite? Acredito que o fator experiência será preponderante e os Patriots devem levar a melhor sobre a ótima equipe dos Falcons. Tom Brady já viveu todos os bons e maus momentos dentro de um Super Bowl, conquistando e sofrendo viradas, jogos apertados, jogos onde teve que correr atrás no marcador, jogos em que sua equipe abriu vantagem e depois sofreu a virada, enfim. Num jogo que deve ser decidido por detalhes, isso faz MUITA diferença.

%d blogueiros gostam disto: