Que seja o dérbi da paz!

Claro que eu gostaria de iniciar essa matéria de uma outra forma, anunciando mais uma partida que entraria na história do clássico paulista, entre Palmeiras x Corinthians. Mas nos últimos anos, as páginas do dérbi, vêm sendo manchadas por mortes, brigas e confusões dentro e fora dos estádios. Vândalos, que se infiltram dentro das torcidas organizadas, para tirar a paz dos que vão apoiar o seu clube de coração. Até onde iremos com isso?

Barras de ferro, de madeira e rojões foram apreendidos, em posse dos torcedores (Foto: Helio Torchi/Simapress/Estadão Conteúdo)

A Federação Paulista junto ao Ministério Publico, no ano passado, tomaram uma decisão, em que todos os clássicos disputados no estado de São Paulo envolvendo Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos serão disputados com apenas uma torcida no estádio, a do time mandante. Essa medida foi tomada, apos a morte de um torcedor, num confronto entre torcidas organizadas de Palmeiras e Corinthians, antes e depois da partida. Na ocasião, mais de 60 torcedores foram detidos pela policia. Ainda por conta da punição, na partida de logo mais, apenas torcedores alvinegros, poderão assistir o clássico dentro da Arena Corinthians.

Casos como esse, não são únicos em nosso pais. Em 2013, um GreNal, pelo campeonato gaúcho, chegou a ser marcado com torcida unica, onde apenas os torcedores gremistas, poderiam acompanhar a partida, mas a decisão da Brigada Militar do RS foi revertida, permitindo que as duas torcidas entrassem. No ano seguinte, em Minas Gerais, por causa de brigas entre seus próprios torcedores, o Cruzeiro abriu mão de sua parte de ingressos em algumas partidas contra o Atlético-MG. No ano passado, as autoridades paulistas cogitaram que Palmeiras e Corinthians jogassem apenas para palmeirenses na arena alviverde, mas a ideia não progrediu.

Embora aconteçam esses episódios, a nossa torcida, vai para que o bom espetáculo aconteça. Quem vai ao estádio para torcer por sua equipe, não merece passar por situações como essa. Problemas com relação a segurança, devem ser solucionados, para garantir a proteçao dos torcedores. A partida entre Corinthians x Palmeiras, acontece hoje, as 21:45, horário de Brasilia.

 

 

Rafik Oliveira

Amante de várias modalidades esportivas, trago á tona diversos temas que abordam o cenário nacional, sempre com uma visão diferenciada para cada tipo de situação.

%d blogueiros gostam disto: