Os destaques do início de temporada no futebol brasileiro

O Brasil é o único país do mundo que tem campeonatos estaduais no início de ano e tem o principal campeonato do país começando apenas no 5º mês do ano, isso causa surpresas e times desconhecidos aparecendo, seja por fraqueza dos grandes nos campeonatos regionais ou apenas pela falta de importância que os mesmos colocam nos torneios, contudo esses torneios também servem para evoluir times grandes que estavam sem moral e iludir torcedores com ótimas campanhas sem atuações convincentes, vamos a alguns destaques desse início de ano em terras tupiniquins.

O poder da 4º força

No início da temporada, o Corinthians foi taxado como a 4º força entre os grandes paulistas, pela pequena movimentação na janela de transferências, pelas contratações realizadas pelos rivais, por ter um treinador que gera desconfiança de alguns, e tantos outros motivos. Porém, o Timão vai calando a boca de muita gente e realizando ótima campanha no campeonato paulista, tendo 18 pontos conquistados em 7 jogos, aproveitamento de 85%, apenas uma derrota, contra o Santo André na 2º rodada. O que mais surpreende é o aproveitamento contra os grandes, dois jogos, duas vitorias, contra Palmeiras e Santos.

O surpreendente Novo Hamburgo

Faz praticamente 20 anos que um time do interior não vence o campeonato gaúcho, em 2017 nenhum time tem mais chances de quebrar esse jejum do que o Novo Hamburgo, líder, 18 pontos em 7 jogos, entre eles uma vitória contra o Internacional dentro do Estádio Beira Rio por 2 a 1. Com o Inter em reconstrução após o rebaixamento e o Grêmio com foco na Libertadores, o “Noia” como é conhecido, vai se aproveitando e é o grande destaque do campeonato nesse início.

Líder com autoridade, o Novo Hamburgo surpreende no sul
Fred está em tão boa fase que tem quase o mesmo número de chutes e de gols

O invicto Atlético

Time tem duas oportunidades de conquistar uma taça, acaba ficando sem nenhuma e se contentando com vaga na Libertadores, esse foi o final de ano atleticano. O início de ano era esperado que sofresse com oscilações, por causa do novo treinador e algumas mudanças no elenco, como a saída de Lucas Pratto. Contudo, o galo mineiro tem campanha perfeita no mineiro, 18 pontos em 18 disputados, além de ter o artilheiro Fred como o grande destaque. Na Libertadores, o clube estreou com um bom empate fora de casa contra o Godoy Cruz.

O cheirinho Flamenguista

Apesar de ter chegado à final da Taça Guanabara com 100% de aproveitamento e perder nos pênaltis para o rival Fluminense, o mengão tem início de ano quase perfeito, empilhando uma goleada atrás da outra, nenhuma derrota ou empate (exceto a final que foi nos pênaltis), goleada logo na estreia da Libertadores contra o perigoso San Lorenzo, e a volta da utilização do Maracanã que esteve “abandonado” nesse início de temporada, o cheirinho voltou com força.

Teria Argel um prazo de validade?

O “não-convence” Vitória

Equipe com 100% de aproveitamento no campeonato baiano, líder do seu grupo na Copa do Nordeste, vivo no confronto contra o Vasco na Copa do Brasil após empate em 1 a 1 fora de casa, qual seria o motivo para crise? Os torcedores do Vitória não concordam com os números e pedem a demissão de Argel Fucks, o motivo seriam as péssimas atuações da equipe que mesmo jogando futebol de pouca qualidade acaba por vencer as partidas. Bom, essa história ainda terá muitos capítulos até o final do ano, teria o estilo Argel prazo de validade ou a torcida está reclamando de boca cheia?

A grande Chapecoense

Todos se lembram da terrível tragédia envolvendo a Chapecoense no fim de novembro do ano passado, a equipe teve que correr nessa inter-temporada para contratar praticamente um time completo. Esperava-se problemas nesses primeiros meses, por desentrosamento da equipe e dificuldade para voltar tudo ao normal, contudo a Chape que se tornou o 2º time de todos os brasileiros teve boa campanha no primeiro turno do catarinense, ficando em 2º com 17 pontos em 9 partidas. O mais surpreendente foi a estreia da equipe na Copa Libertadores, a equipe viajou para a Venezuela para sua estreia no torneio e venceu o Zulia com autoridade por 2 a 1, não existiria cenário mais belo para o ressurgimento do time que tem todo o Brasil torcendo por ele.

Iluminada Chapecoense orgulha o Brasil inteiro

A abandonada Primeira Liga

O último destaque vai para um ponto negativo, a Primeira Liga, competição criada pelos clubes sem o envolvimento da CBF no ano passado, sofre com o abandono dos participantes, tendo em sua maioria jogos sem importância com equipes reservas ou até por vezes sub-23. É uma pena, o campeonato tinha uma grande ideia-base, porém com esse abandono dos times em decorrência de um calendário apertado, deverá ter como sua última edição a de 2017, realmente um desperdício de uma ideia tão boa.

Leonardo Pereira

Estudante de jornalismo e criador de teses sem noção nos momentos vagos. Twitter: @isentoever

%d blogueiros gostam disto: