SANTÁSTICO #31 – Confira os números do Santos na primeira fase do Campeonato Paulista

A primeira fase do Campeonato Paulista da Série A1 chegou a seu final e assim como ocorreu nas últimas edições, para felicidade da detentora dos direitos televisivos e da Federação que rege o futebol paulista, Santos, Corinthians, Palmeiras e São Paulo, se garantiram na fase final.

Diferente do que apresentou em outras edições do Paulistão, a regularidade e a força em seus domínios deixou de ser a principal arma do time comandado por Dorival Júnior. Ao menos isso fica claro quando comparamos os números alcançados pelo Peixe até o fim da fase de classificação. Enquanto na temporada 2016, ao termino da primeira fase, o Santos havia sido derrotado apenas uma vez, nesta edição esse número triplicou e o Alvinegro já acumula três derrotas.

Mesmo com o aumento no número de revés, diferente das últimas temporadas, quando neste mesmo período além de brigar pelo titulo estadual, o time santista tinha que se preocupar em encontrar seu melhor plano de jogo, hoje, pode-se afirmar que além de ter uma ideia de jogo bem definida, o atual time do Santos se encontra mais versátil taticamente.

Maturidade e variação

Sem sombra de dúvida, pode-se afirmar, que atualmente o Santos é uma das equipes que mais variam seu plano tático durante as diferentes fases do jogo. O aumento no repertório santista nada mais é que fruto de uma mistura de trabalho à longo prazo, confiança e compreensão nas ideias impostas pelo comando técnico; Caminho que vai na contramão do pensamento imediatista que predomina no futebol brasileiro. Dorival, assim como Jair Ventura, Zé Ricardo, Fabio Carrile, Fernando Diniz e tanto outros, são técnicos que priorizam mais o desempenho e isso se reflete nos números.

Um time que mantém um desempenho regular tende a ter os melhores números ao final de um campeonato. É o que vêm acontecendo com o Santos que mesmo tropeçando mais que o normal, se mantém regular e leal à sua ideia de jogo.

 

CONFIRA OS NÚMEROS DO SANTOS NA PRIMEIRA FASE DO CAMPEONATO PAULISTA 2017

Passes certos:  5410 (2º)

Passes errados: 503  (3º)

Finalizações certas: 62 (6º)

Finalizações erradas: 71(16º)

Gols: 23 (2º)

Gols sofridos: 13 (11º) *sexta defesa menos vazada

Assistências para gol: 15 (3º)

Assistências para finalização: 98 (12º)

Cruzamentos certos: 80 (1º)

Cruzamentos errados: 229 (2º)

Desarmes certos: 160 (10º)

Desarmes errados: 27 (6º)

Faltas cometidas: 170 (13º)

Faltas recebidas: 160 (15º)

Cartões amarelos: 19 (16º)

Cartões vermelhos: 1

Dribles certos: 46 (1º)

Dribles errados: 27 (1º)

Lançamentos certos: 142 (10º)

Lançamentos errados: 178 (15º)

Viradas de jogo certa: 37 (6º)

Viradas de jogo errada: 4 (11º)

Pênaltis recebidos: 2

Pênaltis cometidos: 1

Escanteios concedidos: 59 (12º)

Escanteios recebidos: 100 (1º)

Defesa/Bloqueio: 100 (1º)

Impedimentos: 37 (1º)

Perda de posse: 385 (7º)

Rebatidas: 289 (15º)

 

Dados estatísticos: Footstats.net

Andherson Oliveira

Santista, 22 anos, estudante de jornalismo e apaixonado por Futebol :)

%d blogueiros gostam disto: