Vôlei – Arena da Baixada receberá a fase final da Liga Mundial

Confirmada pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB) a casa da fase final da Liga Mundial: A Arena da Baixada, estádio do Clube Atlético Paranaense. Será a segunda vez que o estádio, que também foi um dos que recebeu jogos da Copa do Mundo em 2014, será palco do vôlei. Ano passado a arena recebeu uma das partidas da despedida do líbero Serginho da seleção, com público de 33 mil pagantes e pouco mais de 35 mil presentes.

O sucesso de público fez a FIVB confirmar a Arena da Baixada como palco da fase decisiva, com expectativa novamente de grande público. A competição será a primeira do novo treinador da seleção masculina, Renan Dal Zotto, que substitui o multi-campeão Bernardinho no comando dos atuais campeões olímpicos. Será um ano de transição muito importante para a seleção brasileira que também deverá ter renovação dentro da quadra.

A competição será disputada entre 4 e 8 de julho. Inicialmente, a competição estava marcada para os dias 28 de junho a 2 de julho. A disputa da Liga Mundial começará em 2 de junho. O Brasil está em um dos três grupos de elite, na chave A, com a Itália, medalhista de prata nos Jogos do Rio e anfitriã da rodada, além de Irã e Polônia. O Grupo B contará com a Sérvia, atual campeã da competição, que receberá EUA, Canadá e Bélgica. No C estão Rússia, Bulgária, França e Argentina.

Na segunda semana (de 9 a 11 de junho), o Brasil vai enfrentar canadenses, búlgaros e novamente os poloneses. Na última da fase classificatória (de 16 a 18 de junho), os compromissos do time campeão olímpico serão contra Argentina, Sérvia e Bulgária. A vaga na fase final, porém, já está garantida.
Dessa maneira, Renan poderá realizar seus testes na equipe durante toda a fase preliminar, sem necessidade de vitórias, o que irá contribuir muito para seu início de trabalho. Maior campeão da Liga, com nove títulos, o Brasil vive um jejum de títulos na competição. A última conquista foi em 2010. Ano passado, encarando o torneio como preparação para os jogos olímpicos do Rio de Janeiro, o Brasil ficou com o vice-campeonato, sendo superado pela Sérvia, donas da casa, na decisão.

Marcelo Tadeu Parpinelli

Um cara que gosta de opinar sobre tudo, principalmente daquilo que não conhece e não entende. Aspirante a filósofo nas horas vagas.

%d blogueiros gostam disto: