Wild Pitch – Como funciona a MLB

Em tempos de pré-temporada ou como o mundo da MLB conhece como Spring training, fiquei em dúvida sobre qual tema abordar na coluna de estreia. Em conversas com amigos, percebi que muitos alegam não entender o formato de disputa da MLB, nem as regras básicas ou expressões utilizadas no jogo de baseball. Por isso, resolvi utilizar o post inicial como uma iniciação ao universo da MLB, facilitando o entendimento de como funciona a liga de baseball mais famosa do mundo.

A Major League Baseball é uma liga disputada por 30 franquias, onde cada uma atua em 162 jogos na temporada regular, que normalmente dura entre abril e setembro. Ela é dividida em duas ligas: a American League (AL) e a National League (NL), cada uma com 15 equipes. Tanto na AL, quanto na NL, elas são subdivididas em 3 divisões: Oeste, Central e Leste. As franquias campeãs de divisão garantem vagas nos playoffs. Para a rodada de Wild-Card (repescagem), as duas melhores campanhas de cada liga também se classificam e realizam um jogo único para definirem quem passa para enfrentar as outras 3 equipes campeãs de divisão, nas semifinais das ligas, que são disputadas em melhor de 5 jogos, com a equipe de melhor campanha realizando até 3 jogos em casa.

As finais das Ligas são disputadas em melhor de 7 jogos, com a vantagem de atuar em até 4 jogos em casa para a equipe de melhor campanha na temporada regular. Os campeões da AL e NL se enfrentam na World Series, que define em 7 jogos quem será o campeão da temporada. A vantagem de ter 4 jogos como mandante na World Series é definido pelo All Star Game da MLB, que reúne os melhores jogadores da NL contra os melhores da AL. A liga vencedora dá ao seu representante na World Series a vantagem do mando de campo.

A principal diferença entre a NL e AL é a figura do rebatedor designado. Em todos os jogos da NL, o pitcher (arremessador) é obrigado a fazer parte das lista de rebatedores e participar do ataque de sua equipe. Já na AL, o arremessador é substituído pela figura do rebatedor designado, um jogador que só atua no bastão em substituição ao arremessador. Normalmente, as equipes utilizam jogadores com ótimo aproveitamento no bastão mas que não tem grande habilidade no momento defensivo, seja para jogar no infield ou no outfield.

A MLB, assim como as outras ligas americanas, se organiza através de um acordo entre as franquias, que elegem um comissário para administrar os negócios da liga. Essa administração da MLB é responsável por negociar os contratos de mídia, contratação e capacitação da arbitragem, além de trabalhar o marketing da liga, incluindo as chamadas ligas menores (onde jogadores não aproveitados são utilizados por times secundários ligados as franquias da MLB).

Eu sei, você deve estar pensando: “Nossa, legal o funcionamento da MLB, mas eu ainda não entendo as regras do baseball”. Concordo, a primeira vista o jogo pode parecer um pouco complicado e você só entende que o cara com o taco tem que acertar a bolinha e mandar ela pra fora do campo. Por isso, separei alguns links que encontrei, que irão te dar uma boa noção do que é o jogo e de algumas expressões específicas do baseball. Desde já, agradeço ao pessoal do “blogdobaseball” por disponibilizar esse material online.

REGRAS DO BASEBALL PARA INICIANTES

EXPRESSÕES UTILIZADAS NO BASEBALL

%d blogueiros gostam disto: