Só faltam seis rodadas na Europa…

Com os principais campeonatos da Europa chegando ao fim, os times começam a ficar cansados, as lesões começam a atrapalhar os treinadores a montar os titulares, mas uma coisa que aumente vertiginosamente é a emoção nos gramados, com partidas excelentes e muita disposição nas buscas por títulos, vaga nas competições europeias e também para escapar do temido rebaixamento. Nas cinco principais ligas, as brigas ainda estão em aberto, com algumas mais definidas, mas futebol é futebol e sabemos que tudo é possível nesse esporte maravilhoso.

No campeonato italiano, faltando seis rodadas para acabar, a Juventus lidera com oito pontos de vantagem e caminha a passos largos rumo a mais um título. Já até perdi as contas de quantos a Velha Senhora ganhou em sequência. O que pode dar uma esperança a Roma e Napoli, que vem atrás, é o envolvimento da Juve com a Uefa Champions League, já que o time italiano é um dos grandes disputando título e goleou bonito o Barcelona. Eu, pessoalmente, acho que o título italiano já tem dono, assim como as duas vagas diretas pra UCL. Mas vamos aguardar o fim do campeonato porque surpresas podem rolar.

Na França, as vagas pra UCL também “já estão decididas”: Monaco, PSG e Nice devem representar a França na temporada de 2017/18 na maior competição de clubes europeus. Porém, depois de anos de dominação do PSG, o campeonato está aberto e o líder na 34ª rodada é o Monaco, que é o melhor ataque da temporada nas principais ligas e tem demonstrado um excelente futebol, estando vivo ainda na UCL depois de ganhar do Borussia, na Alemanha. A surpresa Nice corre por fora, mas a distância de 4 pontos deixa inúmeras possibilidades. Emoção até o fim na terra de Napoleão. Eu juro que não achei uma referência melhor. Perdão, franceses.

No campeonato espanhol, nada mudou. Real Madrid e Barcelona disputando título, Atlético de Madrid logo atrás pegando a vaga remanescente na UCL, Sevilla lá embaixo com o título de campeão dos “times normais”. Real tem vantagem tanto no campeonato nacional quanto na Champions League, já que o Barcelona tem tarefa difícil pra se classificar. O time de Madrid tem três pontos de vantagem e um jogo a menos. Vantagem complicada de tirar. Campeonato de dois times, mas aberto ainda.

Na Alemanha, “a vaca deitou” também. Depois de muito tempo de disputa (tá, nem tanta disputa assim) entre Bayern de Munique e RB Leipzig, o time bávaro tem 8 pontos de vantagem faltando cinco rodadas. Já é campeão. Mas o Red Bull tem muita coisa para comemorar: em apenas oito anos de existência, o time tem uma sequência maravilhosa de subidas até chegar a Bundesliga e agora classificado para jogar a UCL. Sensacional o trabalho desse pequeno time, que busca surpreender o mundo assim como fez o Leicester. O título vai ser complicado, mas a temporada já é histórica.

Na Inglaterra, o campeonato voltou a ferver após a derrota do Chelsea para o Manchester United nesse fim de semana. O Tottenham agradeceu e após golear novamente, a distância entre os dois times é de apenas quatro pontos. O time azul de Londres ainda tem uma boa vantagem e uma tabela muito mais favorável, mas a disputa está aberta. Já a disputa para UCL continua ótima com Liverpool, Manchester City, United e o Arsenal brigando pelas vagas restantes. Se a disputa pelo título está quente, a disputa pelas vagas na competição europeia é sensacional. Já na segundona inglesa, a Championship, o Brighton garantiu o acesso hoje e a festa da torcida foi 10/10 com direito a invasão de campo e cenas insanas.

Lucas Farias

Carioca, 25 anos, nem um pouco jornalista, mas apaixonado por esportes, principalmente futebol. Flamengo, Tottenham, Miami Heat e New Orleans Saints.

%d blogueiros gostam disto: