Análise: Semifinais Liga Europa 16/17

Com o fim da temporada europeia, só os fortes sobrevivem nas competições europeias e depois de uma rodada cheia de disputas maravilhosas nas partidas de ida e volta (onde eu acertei todos os palpites dos classificados, podem conferir no texto anterior aqui no HTE), as semifinais foram definidas pelo sorteio e os jogos que estão por vir vão deixar qualquer fã de futebol ansioso, com três grandes tradicionais da Europa e uma surpresa disputando a vaga na final, que nesta temporada cede uma vaga direta para UEFA Champions League.


MANCHESTER UNITED X CELTA DE VIGO

Ambos os times tiveram duelos complicados pela Liga Europa nas quartas de final e resolveram a parada dentro de seus estádios, mostrando que o empate fora de casa pode ser um ótimo resultado nesse embate. O United empatou fora de casa por 1 a 1 segurando o ímpeto do Anderlecht e em casa resolveu na prorrogação com gol de Marcus Rashford, promessa da base e excelente jogador. Dois a um e o Old Trafford ficou mais vermelho e “infernal” do que já é habitualmente. Já o Celta fez o caminho oposto: ganhou na primeira partida por 3 a 2, num jogo cheio de gols, chances perdidas e emoções e depois segurou o Genk fora de casa, num 1 a 1 emocionante até o fim.

Para o jogo da semifinal, o United não vai poder contar com Ibrahimovic, que provavelmente está fora do resto da temporada. Uma perda gigante para os Diabos Vermelhos, já que o sueco vem fazendo a diferença com gols e grandes atuações. Rashford provavelmente será o titular e terá a chance de mostrar que é não é apenas mais uma promessa e sim uma realidade nessa temporada. O Celta de Vigo é o grande azarão dessa semifinal e vai em busca do título com um time organizado, que joga um futebol compacto e vertical. Os times espanhóis são copeiros em competições europeias, vide Real Madrid e Barcelona campeões das últimas UCL e o pequeno time quer botar seu nome na história assim como o Sevilla fez na Europa League nas últimas três temporadas. O favoritismo está com o Manchester United, mas tudo pode acontecer porque o futebol é maluco.

AJAX X LYON

Se tinha um duelo que prometia fortes emoções nas quartas de final era o confronto entre Besiktas e Lyon. Como prometido, foram dois jogaços de futebol e uma vitória para cada lado, cada uma com o time jogando dentro de seu território. Logo, a disputa teve que ser decidida nos pênaltis e depois de treze penalidades, o Lyon acabou vencendo na Turquia e voltou pra França com a moral em dia e pronto para enfrentar qualquer adversário. E vem aí outra pedreira para o time francês, já que o adversário será o Ajax. A vida não foi fácil também para o time holandês, que após ganhar por 2 a 0 dentro de casa, perdeu na Alemanha para o Schalke 04 por 3 a 2. A academia holandesa novamente fez a diferença e o time copeiro almeja voltar a ganhar uma competição europeia, o que não ocorre desde 1994/95.

Sobre o duelo, o equilíbrio é notável entre as duas equipes. O que pode fazer alguma diferença sobre os jogadores é o cansaço de uma rotina mais desgastante de jogos importantes, já que o Ajax ainda disputa título dessa temporada na Holanda, mantendo a boa campanha e estabilidade nos resultados, estando apenas a um ponto do Feyenoord, o líder nesse momento. Já o Lyon se encontra em quarto lugar, muito longe da disputa de título entre Monaco, PSG e Nice, mas quer manter essa posição para garantir vaga nas competições europeias no ano que vem. Muito importante, mas apenas ser for eliminada, já que como já dito anteriormente, o título da UEL leva diretamente pra UCL. Como palpiteiro, arriscaria que o Lyon passa de fase, mas volto a dizer que futebol é imprevisível e o time holandês, um gigante.

Promessa de bons duelos! Esses irão ocorrer nos dias 3 e 4 de Maio, os jogos de ida e no dia 11 de Maio, os jogos da volta. A final em Solna, na Suécia é um sonho para esses quatro times e eles farão de tudo para enfrentar aquele frio e entrarem para a história.

Lucas Farias

Carioca, 25 anos, nem um pouco jornalista, mas apaixonado por esportes, principalmente futebol. Flamengo, Tottenham, Miami Heat e New Orleans Saints.

%d blogueiros gostam disto: