Um clube santástico!

Recém completados 105 anos de história, o Santos Futebol Clube sempre foi admirado por milhões de brasileiros, por conta do seu futebol arte, sendo referência nacional na revelação de novos jogadores, dando oportunidade para que novos atletas possam despontar no cenário nacional. Completado mais um aniversário no último dia 14 de Abril, nada melhor do que o reconhecimento em ser uma das maiores equipes do país.

Dono de 2 Mundiais Interclubes, 3 Libertadores, 8 Campeonatos brasileiros reconhecidos pela CBF, dentre vários outros títulos nacionais e internacionais, o clube da Vila Belmiro conquistou o coração de torcedores, muito graças ao rei Pelé, que brilhou atuando pela equipe santista durante 18 anos, criando um legado histórico que permanece até os dias atuais. Eternizado pelo clube alvinegro, Pelé foi o primeiro jogador no mundo a chegar a marca dos mil gols na carreira, vestindo a camisa do Peixe.

Além de ser apenas um clube histórico, até hoje, o Santos desponta em todas as competições em que disputa. A prova disso estão nos últimos anos, onde foi vice-campeão brasileiro em 2016 e vice campeão da Copa do Brasil em 2015, além dos títulos paulistas em 15/16. Acha pouco? O Santos é o clube que detém o maior controle salarial dentre os grandes do Brasil, com o teto chegando ao valor de R$ 250 mil. A equipe alvinegra também é a que mais investe em jogadores das categorias de base no elenco profissional. Nomes como Gustavo Henrique, Zeca e Thiago Maia, já são especulados pela Europa, como futuros reforços de equipes de ponta no velho continente.

E como não falar da geração 2000, que tinha Diego e Robinho como estrelas principais, alem de Léo, Renato e Elano, jogadores que atuaram pela seleção brasileira posteriormente. O clube da baixada sempre foi uma verdadeira máquina de revelar grandes jogadores, e a prova disso estão nos dias atuais. Neymar no Barcelona, Ganso no Sevilla, Gabigol na Inter de Milão, dentre outros atletas que vestiram a camisa santista e hoje defendem as cores de grandes clubes europeus.

Atletas do Santos comemorando o título da Libertadores em 2009. Foto: Gazeta Express.

Mas, não para por aí. Precursor do futebol feminino em nosso país, o Santos possuí junto ao América Mineiro, o renome de únicas equipes tidas como profissionais pela CBF. As sereias da vila como são conhecidas, encantam por onde passam com seu futebol. Em 20 anos de futebol feminino (17 em atividade), já conquistaram 1 mundial de clubes, 2 Libertadores e 1 Campeonato brasileiro. Mesmo com pouco tempo fundação, o Santos sempre é lembrado por ter estrutura própria, e não depender de clubes do interior do estado, para manter suas jogadoras.

Segundo pesquisa do instituto Datafolha em 2014, o Santos possuía até então, pouco mais de 6 milhões de torcedores no Brasil. Mas, mesmo com um estádio acanhado, com capacidade para 16 mil torcedores, o clube faz de seu mando de campo um verdadeiro alçapão. Diga-se de passagem que as equipes que jogam na Vila Belmiro tremem diante da grandeza do Santos e de sua ‘Torcida Jovem’, considerada a maior organizada da equipe alvinegra.

Diante de tanta grandeza, estrutura, títulos e uma torcida apaixonada, o Santos pode ser considerado uma das equipes mais bem planejadas no futebol brasileiro. Mesmo com alguns problemas internos em relação à administração, sempre é lembrado como referência nacional e internacional em vários setores futebolísticos, tendo seu nome estampado em 39 clubes xarás espalhados por todo mundo.

Pra terminar essa matéria, não poderíamos esquecer das lendas que ficaram marcadas no gramado da Vila Belmiro. Gilmar, Joel Camargo, Pita, Zito, Coutinho, Pepe e Pelé, são jogadores que nunca sairão da mente daqueles que levam os Santos em sua memória.

 

Rafik Oliveira

Amante de várias modalidades esportivas, trago á tona diversos temas que abordam o cenário nacional, sempre com uma visão diferenciada para cada tipo de situação.

%d blogueiros gostam disto: