CLUBE DO POVO #16 – Por que Zago deve ser mantido?

Com a derrota nos pênaltis para o Novo Hamburgo na final do campeonato Gaúcho, e a consequente perda do título, uma boa parte da torcida colorada pediu a demissão do treinador Antônio Carlos Zago, como se o treinador fosse o grande culpado pela não conquista do título estadual, é não é bem assim.

Primeiro, Zago tem culpa em relação à derrocada na final, errou na escalação inicial tanto na primeira partida quanto na segunda. Erros óbvios como a escalação de Anselmo, que não deu certo em nenhum momento com vários treinadores que passaram pelo time, e o mesmo vale para a opção por Ernando improvisado na lateral esquerda. O treinador colorado parece ter a mania de escalar a equipe de maneira errada para poder resolver no intervalo, faz isso em várias partidas na temporada.

Mas, vamos ao ponto central do texto, Zago não deve ser demitido, o treinador tem vários defeitos a consertar, como por exemplo problemas disciplinares nas partidas e os erros já apresentados antes, porém merece um voto de confiança nesse momento. Zago está tentando resolver uma equipe que passou por um baque muito grande no ano passado, o rebaixamento, e conseguiu um time consistente em alguns jogos, tendo como padrão tático: Danilo; William, Ortiz, Cuesta e Carlinhos; Dourado, Edenilson, Uendel e D’Alessandro, Nico Lopez e Brenner. E agora entra o principal ponto favorável à Zago, após encontrar a equipe titular, sofreu com diversas lesões que o fizeram mudar todo o esquema, dos titulares Danilo, Carlinhos e Edenilson se lesionaram.

Novo Hamburgo venceu o Inter e foi campeão Gaúcho pela primeira vez em sua história

Em relação apenas à final contra o Novo Hamburgo, ele ainda teve o problema das lesões com goleiros, Danilo, Marcelo Lomba e até o terceiro goleiro Keiller sofreram lesões e não poderiam atuar. Assim mudando toda a tática defensiva ao colocar o lesionado Danilo no gol por não ter outra opção, tirando assim a confiança da defesa em relação ao seu goleiro.

São vários os novos jogadores que poderão ser utilizados pelo treinador na Série B, exemplos de Danilo Silva, Marcelo Cirino e principalmente William Pottker, artilheiro e destaque do campeonato Paulista e Brasileirão pela Ponte Preta. Ou seja, Zago merece no mínimo mais um mês para tentar apresentar seu trabalho, caso a equipe não evolua, aí sim poderá se colocar o cargo em risco.

Leonardo Pereira

Estudante de jornalismo e criador de teses sem noção nos momentos vagos. Twitter: @isentoever

%d blogueiros gostam disto: