Descubra quem é Ernesto Valverde, o novo treinador do Barcelona

Na tarde desta segunda (29) o Barcelona anunciou de maneira oficial a contratação do substituto de Luis Enrique no comando catalão, a tarefa irá ficar nas mãos do ex-treinador do Athletic Bilbao, Ernesto Valverde.

Ernesto Valverde Tejedor, ou simplesmente Ernesto Valverde, tem 53 anos, é treinador desde a temporada 97/98 e chega ao Barça após boas campanhas no comando do Athletic Bilbao. Tem 6 títulos na carreira como treinador, 5 pelo Olympiacos da Grécia (Campeonato Grego 2008–09, 2010–11, 2011–12 e Copa da Grécia 2008–09, 2011–12) e um pelo Athletic Bilbao (Supercopa da Espanha 2015). Curiosamente, o único título conquistado por Valverde na Espanha foi em cima do Barcelona.

– Valverde tem capacidade, critério, conhecimento e experiência. É um amante do futebol base e tem um estilo como o do Barça. Tem capacidade de trabalho e é um apaixonado pelo uso da tecnologia nos treinos e partidas – afirmou o presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu.

O clube onde Valverde encontrou maior sucesso foi o Olympiacos, onde conseguiu seus maiores feitos nos anos de 2008-09 e 2010-2012, também teve passagens por outros times espanhóis, como Espanyol, Villareal e Valencia, além do próprio Bilbao. Na última temporada, tem 50 jogos, 26 vitorias, 7 empates e 17 derrotas pelo time do País Basco. Terminando assim na 7ª posição do Campeonato Espanhol e eliminado na segunda rodada da Copa do Rey para o Barcelona com um placar agregado de 4×3 para a equipe catalã, além disso também foi eliminado na fase 16 avos de final da Europa League para o APOEL pelo placar agregado de 4×3.

Valverde chega para suprir a saída de Luis Enrique e terá o desafio de recuperar uma equipe que sofreu na temporada pela falta do coletivo e a dependência de apenas 3 jogadores, o Barcelona terminou a temporada com apenas o título da Copa do Rey, pouco para as pretensões do clube.

Será que vou ter trabalho?

Leonardo Pereira

Estudante de jornalismo e criador de teses sem noção nos momentos vagos. Twitter: @isentoever

%d blogueiros gostam disto: