ESPECIAL CHAMPIONS LEAGUE – A temporada de Buffon

Por: Lucas Tinôco (Twitter: @lucastinocof)

Gianluigi Buffon completou 39 anos no início de 2017. Hoje, no final da temporada, já tem o título do Campeonato Italiano e está na final da Liga dos Campeões e Copa da Itália, na qual ele dá a vaga para Neto, goleiro reserva.

Seu time, a Juventus, é um time compacto, forte em todos os setores, mas se destaca principalmente na defesa. E isso há anos já. Faz tempo que Buffon acaba as temporadas com média abaixo de um gol sofrido por jogo. Claro que a frente dele há, em algumas vezes 2, e em outras 3 fantásticos zagueiros que ajudam a colocar o setor defensivo da Velha Senhora no mais alto topo do mundo.

Sua melhor partida foi contra o Lyon, na vitória por 1-0 jogando na França, na qual ele foi eleito o melhor em campo. Seu único “man of the match” na temporada. Além dessa, outras grandes exibições pela Liga dos Campões foi nas recentes vitórias contra o Mônaco, por 2-0 e também na França, e sobre o Barcelona, por 3-0, jogando dentro de casa. Pela Serie A TIM, as melhores atuações foram contra a Sampdoria, em março deste ano, contra o Sassuolo em janeiro e contra a Roma em dezembro de 2016.

Ao todo nesta temporada, Buffon tem 42 partidas e 28 gols sofridos (24 só no Camp. Italiano, 3 na UCL e 1 pela Supercopa Italiana) e tem média de 0,67 GS/J. Números que comprovam a grande fase quase eterna que ele vive e também que atestam que ele ainda está longe de uma aposentadoria. Porém, mesmo sendo estatísticas fantásticas, ainda estão abaixo da temporada passada, quando em 44 jogos ele sofreu 26 gols, com média de 0,59 GS/J. A leve queda pode ser pelo fato da Juve ter passado a buscar mais momentos ofensivos ao longo desta época.

Confira agora um ranking com as melhores médias de goleiros na atual temporada:

Casillas (Porto) – 0,53 GS/J (23 GS em 43J)

Neuer (Bayern de Munique) – 0,63 GS/J (25 GS em 40 J)

Buffon (Juventus) – 0,67 GS/J (28 GS em 42 J)

Ederson (Benfica) – 0,67 GS/J (26 GS em 39 J)

Oblak (Atletico de Madrid) – 0,68 GS/J (28 GS em 41 J)

Trapp (PSG) – 0,74 GS/J (23 GS em 31 J)

Courtois (Chelsea) – 0,79 GS/J (30 GS em 38 J)

Asenjo (Villarreal) – 0,90 GS/J (28 GS em 31 J)

Agora o ranking de Clean Sheets (jogos sem sofrer gols):

Ederson – 24 clean sheets

Casillas – 23 clean sheets

Buffon – 21 clean sheets

Oblak – 21 clean sheets

Neuer – 20 clean sheets

Trapp – 18 clean sheets

Courtois – 17 clean sheets

Asenjo – 12 clean sheets

O dia 03 de junho está perto e pra um dos maiores – talvez o maior – goleiro da história só interessa o título que lhe falta: o de campeão da Liga dos Campeões.

LEIA TAMBÉM:

ESPECIAL CHAMPIONS LEAGUE – Uma decisão com finalistas recentes

ESPECIAL CHAMPIONS LEAGUE – O maior confronto entre Juventus e Real Madrid

Lucas Tinoco

21 anos, baiano e aspirante a jornalista esportivo. Fanático por esportes em geral, principalmente futebol. Adepto das ligas europeias e do futebol alternativo. Líder do Editorial de Futebol Internacional do HTE Sports.

%d blogueiros gostam disto: