Expectativas Série B 2017

20 times, 12 estados, 1 sonho, 1 pesadelo, 4 sobem, 4 são rebaixados, 1 gigante que nunca havia caído, equipes tradicionais tentando voltar ao período de glorias, essa é a Série B do Campeonato Brasileiro em 2017.

Talvez o grande assunto da temporada 2017 da segunda divisão seja o antes incaível Sport Club Internacional participando pela primeira vez do torneio, o colorado chega como franco favorito em relação a seus adversários, mas, assim como declara a atual diretoria do clube, é precisa ter cuidado e manter o respeito em relação aos concorrentes.

Entrando como favorito, Inter pede calma

Ainda vindo da região Sul, essa que tem o maior número de participantes da atual edição, temos Brasil de Pelotas (RS), Juventude (RS), Criciúma (SC), Figueirense (SC), Londrina (PR) e Paraná (PR). O recém rebaixado Figueirense entra na competição buscando voltar novamente para a 1ª divisão, enquanto os outros clubes da região tentarão surpreender buscando uma possível vaga no G4 para a ascensão.

Avançando no mapa brasileiro, na região Sudeste temos 4 representantes: 2 de Minas Gerais (América Mineiro e Boa Esporte) e 2 de São Paulo (Oeste e Guarani). Dos 4, o que chega com mais força é o América, outro que foi rebaixado na temporada passada, tenta voltar as glorias e recuperar o seu lugar na primeira divisão, enquanto Guarani que acabou de subir da Série C e o polêmico Boa Esporte são franco atiradores e primeiramente buscarão manter-se na 2ª divisão, já o Oeste é um dos principais candidatos ao descenso na temporada.

Na região centro-oeste, os tradicionais Goiás e Vila Nova duelam para descobrir qual dos dois rivais conseguirá se juntar ao Atletico Goianiense na 1ª divisão, e também tem o “desconhecido” Luverdense que tem como meta não ser rebaixado. No Nordeste brasileiro, os pernambucanos Santa Cruz e Náutico chegam com força para brigar pelo acesso, outro que vem com força é o Ceará, tentando recuperar-se da péssima temporada de 2016, juntam-se a eles: CRB (AL) e ABC (RN). Da região norte, apenas um participante, o Paysandu que tenta voltar à primeira divisão após vários anos em divisões inferiores.

Mesmo com os olhares voltados para o gigante de Porto Alegre, a Série B 2017 promete jogos emocionantes, disputas acirradas e potenciais surpresas, como é corriqueiro do torneio.

Leonardo Pereira

Estudante de jornalismo e criador de teses sem noção nos momentos vagos. Twitter: @isentoever

%d blogueiros gostam disto: