MOSTRA TEU VALOR #32 – Título baiano, Pet e 118 anos

Fala, Nação Rubro-Negra!

Como não fiz nenhum comentário sobre a demissão de Argel, o título baiano e a chegada de Petkovic, vou usar esse texto para falar um pouco sobre cada um desses fatos.

SAÍDA DE ARGEL

Quem acompanha aqui e também as minhas redes sociais sabe o quanto a favor da saída de Argel Fucks eu era. Sim, apesar dos bons números (que enganaram e seguem enganando muita gente), o time não engrenou. As atuações eram pífias contra times horrorosos e na hora da verdade não teve forças para eliminar Paraná e Bahia (Copa do Brasil e Nordestão, respectivamente).

O erro foi ter demorado tanto para tirar Argel. O time vai precisar de pelo menos um mês para tomar uma nova forma, mudar o seu estilo de jogo. Os jogadores também eram muito afeiçoados ao antigo comandante e isso pode ser um fato ruim, mas acredito no profissionalismo deles.

CAMPEÃO BAIANO

Conquistamos o título do Campeonato Baiano, algo bastante normal nos últimos tempos. Apesar de não termos vencido nas partidas finais, a vantagem construída na primeira fase foi determinante para jogar por dois resultados iguais. Foi um título bastante comemorado no Barradão, jogadores em campo e a torcida nas arquibancadas – parabéns a todos os 30 mil rubro-negros que estiveram presentes. Porém, ainda assim teve um gostinho amargo. Não ganhar a partida, deixar de fazer gols… Nunca ser campeão é algo sem graça, mas preciso dizer que não teve o mesmo brilho de outros anteriores.

 

PET É O NOVO GERENTE… E TAMBÉM O NOVO TREINADOR!

Ao falar de profissionalismo, o mesmo não posso esperar da diretoria rubro-negra. Muitos erros vem sendo cometidos nesses cinco meses de trabalho. Eu confiei na postura deles, em dar uma cara mais jovem ao clube, mudando o jeito de se administrar o Esporte Clube Vitória. Tivemos pontos positivos, mas infelizmente os negativos vem sendo muito mais grosseiros.

A contratação de Petkovic como gerente de futebol foi o primeiro atestado de que havia algo errado. Para quê alguém para desempenhar cargo semelhante ao de Sinval Vieira? Apesar disso, gostei da chegada do ídolo. A expectativa, então, ficou por conta da chegada do novo treinador.

Quem seria ele? Ricardo Gomes, Eduardo Baptista, Jorginho, Marcelo Oliveira, Beto Campos. Milhares de nomes foram especulados, negociados. Nada foi para frente. No dia 11 de maio, uma coletiva foi convocada na Toca do Leão para que o anúncio fosse feito. E depois de 10 minutos de enrolação, Petkovic foi surpreendentemente anunciado. Isso mesmo. O gerente de futebol Petkovic agora também seria o treinador Petkovic.

Me faça uma garapa! Pet pode ter estudado bastante, mas não era o nome ideal para o momento. Se fosse no início do ano, para começar o trabalho do zero. Mas nessa situação, onde o time precisa de mudanças rapidamente, foi um grande erro. Ele executará a função de Manager (quem joga FIFA está bastante acostumado). Torço para que dê certo, mas a rejeição da torcida foi de quase 100%.

BRASILEIRÃO

Em muitos guias do Brasileirão publicados nos mais diversos sites, inclusive no nosso aqui no HTE Sports, o Vitória é listado como um dos candidatos ao rebaixamento. Isso prova ainda mais que os números de Argel e o título do estadual não significam muita coisa.

Minhas expectativas já não eram muito altas e depois do anúncio do novo treinador, elas morreram. Eu realmente não espero NADA do Vitória no Brasileirão 2017. Contudo, que essa história vá se modificando rodada a rodada e tenhamos um ano maravilhoso.

No mais, é hora de vestir a camisa, apoiar, criticar, gritar, zoar o torcedor do rival e gritar muitos “ÔOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO VAMO GANHAR NÊGOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO”

118 ANOS

Hoje é 13 de maio, dia em que o Esporte Clube Vitória faz aniversário. São 118 anos de uma história muito rica, de conquistas (no futebol e em diversos esportes), de muito amor. O que peço é que o elenco se dedique mais, dê mais raça, busque aprimorar sua técnica. Diretoria, por favor, honrem o sentimento do torcedor. Parem de cometer tantas besteiras e erros. Que no final do ano o nosso presente seja uma temporada com um início bem “mais ou menos”, mas com um encerramento fantástico. PARABÉNS, LEÃO DA BARRA!

Fotos: Maurícia da Matta


 

Heider Mota

Baiano, 21 anos, estudante de jornalismo e amante dos esportes. Twitter: @heiderzito

%d blogueiros gostam disto: