Tudo que você precisa saber sobre a final da Europa League

Nesta quarta-feira (24) irá ocorrer na Friends Arena, em Estocolmo na Suécia, a grande final da UEFA Europa League, os gigantes europeus Manchester United e Ajax confrontam suas forças na decisão do segundo maior torneio do continente europeu. Como chegam para a decisão as equipes? O caminho até a final? Os confrontos históricos entre os times? Quem são os destaques? As armas secretas? Os prováveis times? Vamos destrinchar a final da Europa League.

Como United e Ajax chegam à decisão

Após contratar José Mourinho para o comando técnico e realizar contratações de peso para o elenco como Paul Pogba, o Manchester United começou a temporada com muita expectativa em relação a briga por títulos. O time demorou a engrenar, sofrendo com o enorme número de empates na temporada, principalmente na Premier League. Logo no primeiro jogo da temporada conquistou a Comunnity Shield (Supercopa Inglesa) sobre o Leicester City pelo placar de 3 a 1. O grande título do ano para os Red Devils até o momento é EFL Cup (Copa da Liga) onde venceu o Southampton na final por 3 a 2. Chegou na semifinal da Copa da Inglaterra e acabou eliminado pelo Chelsea, 1 a 0 no Wembley e na Premier League terminou na 6ª posição com 69 pontos.

O Ajax teve um planejamento totalmente contrário ao do seu adversário, fixando o seu foco nos jovens que subiram da base para montar o atual elenco. Assim como seu rival, o Ajax demorou a engrenar na temporada, principalmente em decorrência do desentrosamento após a reformulação de boa parte do elenco. Terminou na 2ª posição da Eredivisie (Campeonato Holandês), foi eliminado precocemente na Copa Holandesa para o SC Cambuur e na UEFA Champions League, tendo terminado no 3º lugar de seu grupo, conseguindo assim vaga para a UEFA Europa League.

O caminho até a final

Rashford marcou gols importantes na competição

O Manchester United classificou da vaga de grupos sem grandes percalços, apesar de ter sido apenas o 2º colocado com 12 pontos, o líder foi o Fenerbahce com 13 pontos. Na fase 16-avos de final passou pelo Saint-Ettiénne com tranquilidade, 4 a 0 no agregado, nas oitavas teve dificuldades contra o desconhecido Rostov da Rússia, empate por 1 a 1 fora e vitória magra por 1 a 0 no Old Trafford. Nas quartas os Red Devils novamente tiveram complicações, empate com Anderlecht na Bélgica e vitória na prorrogação em casa por 2 a 1. No último desafio antes da final, a equipe encontrou o Celta de Vigo pela frente, e logo demonstrou sua força com uma vitória fora de casa por 1 a 0, só que sofreu em casa, 1 a 1 com direito a gol incrível perdido pelo time espanhol no último minuto.

O Ajax teve caminho mais curto, após cair na Champions League, a equipe iniciou a competição na fase 16-avos de final. Não teve parada fácil logo na estreia, empate fora contra o Legia Varsóvia e vitória por apenas 1 a 0 na Holanda. Na fase seguinte, enfrentaria o Copenhague e teria a sua primeira derrota, 2 a 1 fora, recuperação em casa, 2 a 0. Na fase quartas de final a equipe teria o seu jogo mais tenso, vitória tranquila em casa por 2 a 0, volta assustadora contra o Schalke e derrota por 2 a 0 no tempo normal, chegando a estar perdendo por 3 na prorrogação e conseguindo buscar dois gols, final 3 a 2. Nas semifinais, enfrentou o tradicional Lyon, show na Amsterdam Arena e vitória por 4 a 1, outro drama fora, derrota por 3 a 1 e classificação garantida.

Confrontos históricos

Curiosamente, todos os confrontos ocorreram em Europa League, o primeiro na temporada 1976, quando ambos caíram na mesma chave. Após uma vitória por 1 a 0 na Holanda, o Ajax acabou derrotado por 2 a 0 na Inglaterra. O terceiro e quarto confronto ocorreram em 2012, dessa vez em mata-mata, 2 a 0 na Amsterdam Arena para o United, no Old Trafford vitória holandesa por 2 a 1 e classificação dos ingleses.

Ajax 1-0 Manchester United (15/09/1976)

Manchester United 2-0 Ajax (29/09/1976)

Ajax 0-2 Manchester United (16/02/2012)

Manchester United 1-2 Ajax (23/09/2012)

Os destaques

Paul Pogba: grande contratação do United na temporada, o meio campista de 24 anos dispensa apresentações, é o grande nome da equipe na ausência de Ibrahimovic e terá a responsabilidade de comandar a equipe na final.

Davy Klaassen: com apenas 24 anos tem a responsabilidade de ser um dos jogadores mais experientes de uma equipe formada basicamente por jovens. Meio campista de bom passe e ótimo chute Klaassen é esperança do Ajax na final.

As surpresas

Marcus Rashford: jovem promessa cria da base do United tem a pressão de ser o provável substituto de Zlatan Ibrahimovic. Com apenas 19 anos, Rashford é tido como a maior promessa do United nos últimos 10 anos, e tem um apreço por marcar em jogos decisivos, então é bom ficar de olho no garoto.

Dolberg vem tendo uma temporada impressionante

Kasper Dolberg: grande destaque da temporada do Ajax, Dolberg tem um faro de gol impressionante, tendo marcado 23 gols na atual temporada e mesmo tendo apenas 19 anos é titular absoluto da equipe. O jovem já tem 6 gols na Europa League e tem boas chances de surpreender nessa final.

Os treinadores

José Mourinho assumiu as rédeas do United no Verão passado. Depois de ter ganho fama ao conquistar a Copa UEFA e a UEFA Champions League no comando do Porto, voltou a conquistar a mais importante competição europeia à frente do Internazionale; conta também com três títulos de campeão da Premier League como treinador do Chelsea. Mourinho enfrentou por seis vezes o Ajax enquanto treinador do Real Madrid, ganhando todos os jogos e obtendo um total de gols de 20-2.

Campeão holandês como meia do Feyenoord enquanto jogador, Peter Bosz regressou de Israel para assumir o comando técnico do Ajax em Maio de 2016. Antes, treinou Heracles e Vitesse na Holanda, tendo uma breve passagem pelo Maccabi Tel-Aviv.

Quem vencer irá se tornar o mais velho treinador a conquistar a UEFA Europa League, superando o registo de Rafael Benítez, que ergueu o troféu com 53 anos e 21 dias ao leme do Chelsea em 2013. Bosz terá 53 anos e 184 dias na data da final, enquanto Mourinho terá 54 anos e 118 dias.

Prováveis times

Ajax: Onana; Veltman, De Ligt, Sanchez, Riedewald; Klaassen, Schöne, Ziyech; Traoré, Dolberg, Younes.

De fora: Viergever (suspenso), Sinkgraven (joelho)

Manchester United: Romero; Valencia, Jones, Blind, Darmian; Fellaini, Herrera, Pogba; Lingard, Rashford, Mkhitaryan.

De fora: Bailly (suspenso), Shaw (tornozelo), Ibrahimović (joelho), Rojo (joelho), Young (lesão muscular)

Leonardo Pereira

Estudante de jornalismo e criador de teses sem noção nos momentos vagos. Twitter: @isentoever

%d blogueiros gostam disto: