Vôlei de Praia – Semana do 4 starts Rio Open

A etapa brasileira do Circuito Mundial de vôlei de praia, classifica como 4 estrelas, que acontece de 17 a 21 deste mês, no Rio de Janeiro, terá uma legião de duplas representando a bandeira verde e amarela em busca de medalhas. Oito times já estão garantidos na fase de grupos, enquanto outras quatro duplas podem conquistar a vaga por meio do country-quota e qualificatório. A modalidade é uma das que mais deram medalhas olímpicas para o Brasil na história dos Jogos.

Os jogos ocorrem na arena de tênis do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca. Nos dias 17, 18, 19 e 20 (sessão manhã) a entrada é franca à torcida. Já nos dias 20 (semifinais) e 21 (finais) será cobrado ingresso. Os torcedores podem adquirir as entradas no site http://www.tudus.com.br/evento/circuito-mundial-volei-de-praia

O qualificatório é uma rodada preliminar ao torneio principal, que permite às duplas com menor ranking lutarem por uma vaga em jogos eliminatórios diretos. Os 16 times inscritos nele jogam em disputa única, do pior contra o melhor ranqueado. Basta uma vitória no jogo decisivo para ingressar na competição disputada na arena de tênis.

As quatro duplas já classificadas no naipe feminino são Larissa/Talita (PA/AL), Ágatha/Duda (PR/SE), Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ) e Elize Maia/Taiana (CE/ES). Todas entram em quadra a partir de quinta-feira (18.05), já na fase de grupos. Os horários de todos os duelos são conhecidos na véspera da disputa, após congresso técnico.

Além delas, mais dois times brigam para entrar no torneio pelo qualificatório, que acontece na quarta-feira (17.05): Josi/Lili (SC/ES) e a dupla vencedora do duelo entre Juliana/Carol Solberg e Maria Elisa/Carol Horta, em disputa do country quota (cota do país).

Já no naipe masculino estão garantidos os campeões olímpicos Alison/Bruno Schmidt (ES/DF), Álvaro Filho/Saymon (PB/MS), Evandro/André Stein (RJ) e Pedro Solberg/Guto (RJ). Eles também iniciam participação no torneio a partir de quinta-feira (18.05).

No qualificatório masculino, disputado também na quarta-feira, a partir das 12h, o Brasil terá outros dois times buscando a vaga: Oscar/Hevaldo (RJ/CE) e Vitor Felipe/Fernandão (PB/ES).

Ao final serão 32 duplas em cada gênero, 24 classificadas pelo ranking ou convite, e outras oito provenientes do qualificatório. Cada um dos oito grupos terá quatro duplas, que se enfrentam entre si na primeira fase. Os primeiros colocados de cada chave vão direto às oitavas de final, enquanto segundos e terceiros disputam uma fase extra, de repescagem.

As duplas campeãs da etapa do Rio de Janeiro somam 800 pontos no ranking da temporada 2017, que também define os vencedores gerais. A etapa carioca paga um prêmio total de 300 mil dólares e conta pontos para a classificação ao Campeonato Mundial, em agosto, na Áustria.

DUPLAS NO QUALIFICATÓRIO
Josi/Lili (SC/ES)
Juliana/Carol Solberg (CE/RJ) ou Maria Elisa/Carol Horta (PE/CE)
Oscar/Hevaldo (RJ/CE)
Vitor Felipe/Fernandão (PB/ES)

DUPLAS NA FASE DE GRUPOS
Ágatha/Duda (PR/SE)
Elize Maia/Taiana (ES/CE)
Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ)
Larissa/Talita (PA/AL)

Alison/Bruno Schmidt (ES/DF)
Álvaro Filho/Saymon (PB/MS)
Evandro/André Stein (RJ/ES)
Pedro Solberg/Guto (RJ)

Marcelo Tadeu Parpinelli

Um cara que gosta de opinar sobre tudo, principalmente daquilo que não conhece e não entende. Aspirante a filósofo nas horas vagas.

%d blogueiros gostam disto: