De olho na Fera #8 – Dominic Solanke

Por: Guilherme Vechiato

O mercado na Europa mal tinha se iniciado e já vimos uma transferência entre dois gigantes ingleses. O Liverpool contratou gratuitamente o jovem atacante Dominic Solanke que estava ficando sem contrato com o Chelsea. Mas quem é Dominic Solanke? Quem ganhou com essa transferência? Vamos analisar a carreira do jogador até hoje para tentar tirar uma conclusão.

Solanke é inglês e começou a ganhar notoriedade nas categorias de base do time londrino na temporada 13-14, quando marcou 20 gols em 25 jogos, além de ser o artilheiro da Eurocopa sub-17, campeonato vencido pela seleção inglesa.

Na temporada seguinte o Chelsea sub-18 foi o campeão da Champions League de Jovens e Solanke foi o artilheiro da competição com 12 gols em 9 jogos. No total foram 41 gols naquela temporada. Mas o ano ficou marcado na carreira de Solanke, pois ele fez sua estréia como jogador profissional em plena Champions League, num jogo contra o Maribor, se tornando o jogador mais jovem a vestir a camisa do Chelsea na competição.

Na temporada 15-16 para ganhar mais experiência Solanke foi emprestado junto com mais 5 jogadores do Chelsea para o Vitesse da Holanda. O jogador não fez muitos jogos como titular durante a temporada, mas marcou 7 gols em 25 jogos.

Na última temporada Solanke rejeitou algumas propostas de empréstimos para tentar ganhar espaço no time principal do Chelsea, que tinha como atacantes Diego Costa e Batshuayi. O jogador acabou entrando apenas em uma partida na temporada pela Copa da Inglaterra. Quando questionado sobre o assunto, o técnico Antonio Conte confirmou que o jogador não teria seu contrato renovado com o Chelsea ao fim da temporada.

Mesmo não tendo muitas oportunidades, Solanke foi convocado para a seleção sub-20 da Inglaterra para o campeonato mundial que aconteceu neste mês na Coréia. A Inglaterra foi a campeã do torneio, ganhando seu primeiro título na competição.  Solanke foi o vice-artilheiro com 4 gols e foi nomeado o melhor jogador do campeonato, sendo o primeiro jogador inglês a levar este prêmio para casa.

Solanke é um jogador muito interessante para o futuro, possui um currículo vitorioso nas categorias de base do Chelsea e da seleção Inglesa. Com essa transferência para o Liverpool ele tenta ter mais oportunidades, para mostrar que pode fazer um bom campeonato num time profissional.  O fato interessante é que Jurgen Klopp gosta de trabalhar com jovens, e o Liverpool ainda não possui um camisa 9 de confiança desde a saída de Luis Suárez para o Barcelona.

A perda de um bom jogador da base para um rival é o único problema do Chelsea, que não mostrava nenhuma luz no fim do túnel para a continuação do jogador no clube. Mesmo o time sendo o atual campeão inglês, o técnico Antonio Conte quer mudanças, e uma delas é a saída do atacante Diego Costa, fato que poderia dar mais oportunidades para Solanke.

Só o tempo dirá que tipo de jogador Solanke será, não sei o quanto uma ida para o Liverpool irá ajuda na sua carreira, o fato é que ele terá que mostrar mais qualidade do que já vem mostrando para conseguir ter boas oportunidades. No meu ponto de vista, a ida para um time menor seria mais interessante para proporções de carreira, mas o jogador parece ter confiança no seu futebol, e desejo a ele uma temporada de muito sucesso nos Reds.

Lembrando que o último atacante que trocou o Chelsea pelo Liverpool foi Daniel Sturridge, que por mais que venha de temporadas com lesões, foi um jogador muito importante na temporada 13-14, fazendo dupla de ataque com Suárez no vice-campeonato dos Reds daquela edição.

Guilherme Vechiato

28 anos. Apaixonado por Futebol. Formado em Administração, mas com aquela paixão por jornalismo. Moro no Interior de São Paulo, coração Palmeirense doente, mas sempre de olho no Leeds e no Liverpool da Inglaterra. Twitter: @guivechiato

%d blogueiros gostam disto: