De olho na Fera #8 – Dominic Solanke

Por: Guilherme Vechiato

O mercado na Europa mal tinha se iniciado e já vimos uma transferência entre dois gigantes ingleses. O Liverpool contratou gratuitamente o jovem atacante Dominic Solanke que estava ficando sem contrato com o Chelsea. Mas quem é Dominic Solanke? Quem ganhou com essa transferência? Vamos analisar a carreira do jogador até hoje para tentar tirar uma conclusão.

Solanke é inglês e começou a ganhar notoriedade nas categorias de base do time londrino na temporada 13-14, quando marcou 20 gols em 25 jogos, além de ser o artilheiro da Eurocopa sub-17, campeonato vencido pela seleção inglesa.

Na temporada seguinte o Chelsea sub-18 foi o campeão da Champions League de Jovens e Solanke foi o artilheiro da competição com 12 gols em 9 jogos. No total foram 41 gols naquela temporada. Mas o ano ficou marcado na carreira de Solanke, pois ele fez sua estréia como jogador profissional em plena Champions League, num jogo contra o Maribor, se tornando o jogador mais jovem a vestir a camisa do Chelsea na competição.

Na temporada 15-16 para ganhar mais experiência Solanke foi emprestado junto com mais 5 jogadores do Chelsea para o Vitesse da Holanda. O jogador não fez muitos jogos como titular durante a temporada, mas marcou 7 gols em 25 jogos.

Na última temporada Solanke rejeitou algumas propostas de empréstimos para tentar ganhar espaço no time principal do Chelsea, que tinha como atacantes Diego Costa e Batshuayi. O jogador acabou entrando apenas em uma partida na temporada pela Copa da Inglaterra. Quando questionado sobre o assunto, o técnico Antonio Conte confirmou que o jogador não teria seu contrato renovado com o Chelsea ao fim da temporada.

Mesmo não tendo muitas oportunidades, Solanke foi convocado para a seleção sub-20 da Inglaterra para o campeonato mundial que aconteceu neste mês na Coréia. A Inglaterra foi a campeã do torneio, ganhando seu primeiro título na competição.  Solanke foi o vice-artilheiro com 4 gols e foi nomeado o melhor jogador do campeonato, sendo o primeiro jogador inglês a levar este prêmio para casa.

Solanke é um jogador muito interessante para o futuro, possui um currículo vitorioso nas categorias de base do Chelsea e da seleção Inglesa. Com essa transferência para o Liverpool ele tenta ter mais oportunidades, para mostrar que pode fazer um bom campeonato num time profissional.  O fato interessante é que Jurgen Klopp gosta de trabalhar com jovens, e o Liverpool ainda não possui um camisa 9 de confiança desde a saída de Luis Suárez para o Barcelona.

A perda de um bom jogador da base para um rival é o único problema do Chelsea, que não mostrava nenhuma luz no fim do túnel para a continuação do jogador no clube. Mesmo o time sendo o atual campeão inglês, o técnico Antonio Conte quer mudanças, e uma delas é a saída do atacante Diego Costa, fato que poderia dar mais oportunidades para Solanke.

Só o tempo dirá que tipo de jogador Solanke será, não sei o quanto uma ida para o Liverpool irá ajuda na sua carreira, o fato é que ele terá que mostrar mais qualidade do que já vem mostrando para conseguir ter boas oportunidades. No meu ponto de vista, a ida para um time menor seria mais interessante para proporções de carreira, mas o jogador parece ter confiança no seu futebol, e desejo a ele uma temporada de muito sucesso nos Reds.

Lembrando que o último atacante que trocou o Chelsea pelo Liverpool foi Daniel Sturridge, que por mais que venha de temporadas com lesões, foi um jogador muito importante na temporada 13-14, fazendo dupla de ataque com Suárez no vice-campeonato dos Reds daquela edição.

%d blogueiros gostam disto: