ESPECIAL CHAMPIONS LEAGUE – Chegou o grande dia

Por: Lucas Tinôco (Twitter: @lucastinocof)

É chegado o dia tão esperado pelos amantes do futebol europeu. Neste sábado, às 15h45, o gramado do Millennium Stadium receberá Juventus e Real Madrid disputando o título da maior competição de clubes do planeta: a UEFA Champions League.

O duelo reeditará a final de 1998, quando o Real foi campeão em cima da Juve em Amsterdã pelo placar de 1-0. Do lado italiano, um Zinédine Zidane classudo como o mundo passou a ver. Hoje, ele estará defendendo o outro lado da beira do campo.

Pela terceira vez em quatro anos, a equipe espanhola chega a uma final de Liga dos Campões e não perde há 6 decisões. Sua última derrota na final da competição foi na temporada 1980/81, em que foi derrotada pelo Liverpool por 1-0. Desde então, Juventus, Valencia, Bayer Leverkusen e Atlético de Madrid duas vezes tentaram o feito da equipe inglesa e ficaram apenas nas lamentações. Neste dia 03 de junho, tentará levantar o seu 12º título e buscará um feito jamais conquistado na era UCL: ser bicampeã europeia.

Papel inverso tem a Velha Senhora. Em sua segunda final em dois anos, a equipe de Turim amarga 4 finais consecutivas sendo vice-campeã, marca que a fez se tornar a maior vice do torneio. Seu último título foi na temporada 1995/96, após vencer o Ajax nos pênaltis. Busca o seu 3º título da UCL e o triplete na temporada. Caso levante o troféu, será a primeira equipe desde o Manchester United de 2008 a ser campeã invicta.

Essa será a sexta final de Liga dos Campeões de cada equipe. Assim, ambas igualarão ao Milan como maiores finalistas do torneio.

Histórico

Juve e Real se enfrentaram 18 vezes e o equilíbrio é enorme. Ao todo são 8 vitórias para cada lado e dois empates. Os italianos marcaram 21, enquanto os espanhóis anotaram 18 gols.

No último embate entre os dois deu Juve: 3-2 no placar agregado na semifinal da temporada 2014/15. O resultado colocou a Velha Senhora na final perdida por 3-1 diante do Barcelona.

Cristiano Ronaldo

O gajo busca pelo menos um golzinho para atingir algumas marcas. Se o fizer, empatará com Messi na artilharia da competição, seguirá tendo marcado gols contra a Juve em todos os jogos e marcará o 500º tento da equipe merengue na Champions League.

Bale

O galês pode ser tornar o sexto jogador a conquistar o maior título europeu jogando em casa. Em Cardiff, neste sábado, ele pode se juntar a Miguel Muñoz e Enrique Mateos, campeões com o Real Madrid em Madrid (1956/57); a Alex Stepney, campeão com o Manchester United em Londres (1967/68); a Angelo Di Livio, campeão com a Juventus em Roma (1995/96); e Nicolas Anelka, campeão com o Real Madrid em Paris (1999/00).

Buffon

O lendário goleiro da Juventus pode levantar o troféu que lhe falta. Gigi Buffon já venceu tudo o que podia, mas nunca a Liga dos Campeões. Caso conquiste este troféu, mais uma vez “roubará” de Zidane um troféu de grande importância, como foi o da Copa do Mundo de 2006.

Ainda caso seja campeão, o camisa 1 da Juve se tornará o jogador mais velho a erguer a orelhuda, superando Paolo Maldini, campeão com o Milan em 2007. Naquele ano, Maldini, com 38 anos e 331 dias, passou Pietro Verchowod. Neste sábado, Buffon terá 39 anos e 126 dias.

Dani Alves

Chegará ao seu centésimo jogo de UEFA Champions League na especial final e tentará conquistar o seu 35º troféu, coroando sua temporada mais goleadora (6 gols marcados). Para muitos, caso conquiste o título, Dani e Buffon entram seriamente na disputa pela Bola de Ouro.

Ficha do jogo:

Juventus x Real Madrid

Data: 03/06/2017

Horário: 15h45

Local: Millennium Stadium, Cardiff

Juventus (provável escalação): Buffon; Barzagli, Bonucci, Chielini, Alex Sandro; Khedira, Pjanić; Dani Alves, Dybala, Mandžukić; Higuaín.Técnico: Massimiliano Allegri.

Real Madrid (provável escalação): Navas; Carvajal, Ramos, Varane, Marcelo; Modrić, Casemiro, Kroos, Isco (Bale); Benzema, Ronaldo. Técnico: Zinédine Zidane.

Árbitro: Felix Brych

Assistentes: Mark Borsch e Stefan Lupp

Transmissão:  GLOBO, BAND, EI MAXX e Tempo Real do @HTE__Sports.

Lucas Tinoco

20 anos, baiano e aspirante a jornalista esportivo. Fanático por esportes em geral, principalmente futebol. Adepto das ligas europeias e do futebol alternativo. Líder do Editorial de Futebol Internacional do HTE Sports.

%d blogueiros gostam disto: