NBB – A experiência bateu a juventude: Bauru campeão

Com uma virada histórica, o Bauru conseguiu vencer a 5ª e última partida das finais do NBB, por 92 x 73, e conquistou o título nacional após 2 vice-campeonatos. Para o Paulistano, fica o gosto amargo de ter ficado a um jogo do título por 3 oportunidades e não conseguir finalizar o trabalho. A equipe dos jovens Lucas Dias e Georginho, que irão para o draft da NBA, acabou faltando um pouco de experiência nos momentos chaves, coisa que sobrou no Bauru.

Para mim, a chave dessa série foi essa. Bauru era a equipe com mais valores experientes, comandada por Alex García, ala que atuou por muitos anos pela seleção brasileira, chegando a disputar inclusive as Olimpíadas de Londres e no Rio de Janeiro. Além dele, nomes como Shilton, Jefferson e Leo Meindl foram fundamentais nos momentos chaves.

O Paulistano ainda teve um fator de complicação: a lesão de Lucas Dias, que fez com que ele atuasse de forma limitadíssima no jogo decisivo. Jogando no sacrifício, Luxas pouco pôde ajudar a sua equipe, que parecia fraquejar nos momentos importantes da série. Para quem assistia, o Paulistano parecia uma grande equipe (no sentido técnico) que não tinha aquele algo a mais para a conquista do título. Já Bauru, principalmente depois dos ajustes defensivos promovidos pelo técnico Demetrius, mesmo nos piores momentos demonstrou uma confiança na vitória. E no esporte, confiança é fundamental. Muitas vezes. confiança e experiência são intrínsecas.

No caso da final do Novo Basquete Brasil, confiança e experiência andaram de mãos dadas. O fato de Bauru estar dois anos seguidos batendo na trave também ajudou, já que a equipe parecia pronta para todo tipo de cenário. Jogadores que já ganharam muito, já perderam muito. Isso faz diferença.

Melhor ainda é ver uma cidade como Bauru comemorando o título. Os torcedores são fanáticos e a comunidade realmente dá um lindo suporte para a equipe. É uma genuína paixão pelo basquete e pelo time de Bauru. Agora eles são campeões nacionais.

 

%d blogueiros gostam disto: