The Rivals #02 – Yankees x Red Sox

Dando prosseguimento a série especial sobre as grandes rivalidades dos esportes americanos, hoje é dia de falar da disputa mais acirrada do baseball. Digo mais: a maior rivalidade da história dos esportes americanos. Para quem não acompanha a MLB, a afirmação parece descabida, mas Yankees x Red Sox, Red Sox x Yankees tem uma história mais que centenária, que daria um bom roteiro de série para a Netflix. Brigas, intrigas, reviravoltas, maldição, reviravoltas são alguns dos ingredientes que compõe a rivalidade entre as duas franquias, que acabou se estendendo as cidades de Nova Iorque e Boston.

Grandes jogadores como Babe Ruth, Reggie Jackson, Micky Mantle, Lou Gerig, Pedro Martinez, Mariano Rivera, Curt Schilling, David Ortiz, Derek Jeter e tantos outros que eu poderia preencher o texto inteiro só com seus nomes, compõem a história dessa rivalidade extremamente acirrada e que vai muito além das duas franquias.

A mídia é parte importante na rivalidade entre as duas franquias

Antes de entrar na história das equipes, é importante salientar a rivalidade entre as duas cidades. Antes do século 19, Nova Iorque era uma cidade bagunçada, que recebia milhares de imigrantes de forma aleatória, sem nenhum planejamento. Enquanto isso, Boston era o centro econômico e cultural americano, concentrando a aristocracia do norte dos Estados Unidos, além de ser o porto de entrada para o comércio com a Europa. A partir do século 19, com o crescimento econômico exorbitante de Nova Iorque, esse título de “centro” da região foi roubado de Boston, começando uma rivalidade entre as duas cidades.

História da rivalidade

O mais engraçado que as duas franquias não começaram com essa denominação. O primeiro duelo entre as duas equipes aconteceu no dia 26 de abril de 1901, numa partida entre Baltimore Orioles (que se transformaria em Yankees) e o Boston Americans (que depois se tornaria o Red Sox), vencido por Boston. A partir de 1903 quando a MLB começou a ser disputada, os Red Sox (já com esse nome) tiveram 3 conquistas nos primeiros 15 anos de liga. Em 1918, a história da rivalidade ganharia um capítulo inesquecível.

Babe Ruth saiu dos Red Sox para o Yankees, iniciando a “Maldição do Bambino” para Boston.

O então dono dos Red Sox, Harry Frazee resolveu vender o seu principal jogador, Babe Ruth, para financiar um musical da Brodway. Essa negociação marca o início de um período de ouro para os Yankees, que a partir daí se tornaram os principais vencedores da história da MLB. Até 2005, os Red Sox ficaram na seca de títulos enquanto os rivais levantaram o troféu da World Series por 26 vezes. A história causa calafrios até hoje nos torcedores do Red Sox, que trata a negociação de Babe Ruth como a “Maldição do Bambino”, em referência ao apelido de Ruth.

Mesmo no período de vacas magras, alguns jogos históricos da rivalidade  marcaram, como o que encerrou a temporada de 1961. A partida marcou a quebra do recorde de Home Runs, que pertencia a Babe Ruth. O feito foi conquistado por Roger Maris, um dos M’s da dupla M&M (Roger Maris e Micky Mantle), que fizeram história com o uniforme Yankee. Quis o destino que a quebra do recorde acontecesse justamente numa partida contra os Red Sox, no Yankee Stadium.

Em 1978, os Red Sox lideravam a divisão Oeste da liga Americana com folga de 14 jogos sobre os Yankees. Entretanto, Nova Iorque conseguiu recuperar o déficit e terminou a temporada empatado com os Red Sox na liderança da divisão. O jogo de desempate aconteceu no Fenway Park, em Boston, e o resultado foi uma vitória dos Yankees por 5-4, dando o título da divisão. O closer do Yankees a época, Goose Gossage, chegou a afirmar em uma entrevista que recebeu alguns banhos de cerveja no bullpen, enquanto aquecia. “Aquele jogo de 78 foi insano. Essa é a maior rivalidade do esporte. Aquele jogo fez a World Series parecer um jogo de exibição”, concluiu.

Red Sox x Yankees é jogo de temperatura altíssima!

Na década de 80, ambas as equipes ficaram sem títulos, mas ainda assim protagonizaram bons confrontos. Os Yankees perderam a World Series de 81, enquanto os Red Sox perderam a final de 86 justamente para o New York Mets, no que os torcedores dos Yankees batizaram da “Série do pesadelo”, com os seus dois maiores rivais disputando o título. Esse é um capítulo a parte na história dos Red Sox, que ficaram a uma eliminação da vitória e do título no jogo 6, com uma liderança de 5-3 na 10ª entrada. Entretanto, uma sequência de 3 corridas para os Mets, incluindo um erro do primeira base dos Redo Sox Bill Buckner, fez com que os Mets vencessem e forçassem o jogo 7, que deu a World Series para os Mets.

Veio a década de 90 e os Yankees se reconstruíram, construindo outra dinastia. Mais sofrimento para os torcedores de Boston, que viram os rivais vencerem os títulos mundiais de 96, 98, 99 e 2000. O desespero já tomava conta do Fenway Park, pois a equipe de Boston não comemorava títulos nem na pior fase dos rivais, que voltavam a se tornar uma potência. Mas tudo isso iria mudar em 2004.

Red Sox e Yankees se encontraram na final da Liga Americana em 2004. Os Yankees vinham de 4 títulos na última década, enquanto os Red Sox carregavam uma seca de 86 ANOS sem título da World Series. Nos primeiros 3 jogos, os Yankees venceram e ficaram a 1 jogo de fechar a série. Uma equipe multicampeã, experiente, que parecia remar com tranquilidade para o título. Mas os Red Sox conseguiram uma improvável virada, com direito a rebatida de David Ortiz que impulsionou Jonny Damon para a corrida da vitória. A partir daí, os Red Sox conseguiram mais 3 vitórias e completaram a maior virada da história dos esportes americanos (igualada pelo Cleveland Cavaliers sobre o Golden State Warriors nas finais da NBA em 2016), fechando a série em 4-3 depois de estar perdendo por 3-0. A seguir, os Red Sox venceram a World Series e encerraram o jejum de títulos, espantando de uma vez por todas a “Maldição do Bambino”. Os Red Sox voltaram a vencer dois títulos desde então (2007 e 2013), enquanto os Yankees só venceram o título em 2009. A rivalidade continua quente nos dias atuais, com ambas as equipes brigando pelo título da divisão na temporada 2017.

A rivalidade além dos campos

A história demonstra que para além do Yankee Stadium e do Fenway Park, a rivalidade entre as duas franquias está enraizada na cultura americana. Candidatos a presidente já caíram nas pesquisas por serem considerados traidores após declarar apoio ao rival (caso de Rudy Giuliani, ex-prefeito de Nova Iorque, quando declarou torcida aos Red Sox na Série Mundial de 2007); jogadores que atuaram nas duas franquias e atiçam a ira dos torcedores; Briga entre um membro da comissão técnica dos Yankees e Pedro Martinez, dos Red Sox, em 2003.

Rudy Giuliani, ex-prefeito de NY, se tornou um personagem histórico da rivalidade entre Yankees e Red Sox

Como dito no início, as franquias carregam consigo a rivalidade das cidades. Como a MLB foi a primeira a se organizar como liga de esporte profissional, a rivalidade entre Yankees e Red Sox transcendeu o baseball e acabou tendo resquícios em outros esportes (Rangers x Bruins na NHL, Patriots e Giants na NFL, Knicks e Celtics na NBA), com grandes capítulos de confrontos entre essas franquias. Por todos esses elementos, a rivalidade entre Yankees e Red Sox é sim a maior dos esportes nos Estados Unidos, talvez a maior do mundo nos Esportes.

Pra quem tem fluência em Inglês, fica a dica para assistir o documentário sobre a rivalidade entre duas franquias, produzido pela MLBtv:

 

%d blogueiros gostam disto: