De Olho na Fera #10 – Youri Tielemans

A seleção belga vive um momento muito especial em sua história. Mesmo sem títulos, é uma das gerações mais elogiadas no cenário do futebol. Seus craques são as principais estrelas de times gigantes da Europa como: Hazard e Courtois no Chelsea, Vertonghen e Alderweireld no Tottenham, Nainggolan na Roma, Mertens no Napoli, além de Lukaku que acabou de trocar o Everton pelo Manchester United por surpreendentes 75 milhões de Libras.

Mas em meio a tantos elogios, o tempo vai passando, e essa geração está envelhecendo, eis uma questão surge, quem é o futuro da seleção Belga?

Temos alguns jogadores que podemos apontar como Moussa Dembélé (Celtic), Ferreira Carrasco (Atlético de Madri), mas talvez o grande nome dessa nova geração belga será Youri Tielemans.

Jogador criado nos terrenos do grande campeão belga, o Anderlecht, onde jogou desde os 5 anos até a última temporada. Fez sua estréia no time profissional com apenas 16 anos em uma derrota de sua equipe pelo campeonato nacional. Mas logo conseguiu ganhar um lugar no time principal fazendo em sua primeira temporada como profissional 35 jogos, sendo titular em 25 ocasiões. Somente no Campeonato Belga, Tielemans distribuiu seis assistência e ainda marcou um gol. No mesmo ano se tornou o 3° jogador mais jovem a disputar um jogo de Champions League com exatos 16 anos, 4 meses e 25 dias.

Não demorou para que os grandes da Europa começassem à observá-lo, e com jogo duro do time belga conseguiu mantê-lo por mais alguns anos. Com habilidade de poder ser segundo volante até camisa 10, Tielemans dominou o meio campo do Anderlecht e chegou a ser capitão da equipe em algumas partidas, mesmo com a pouca idade.

Mas após o Anderlecht chegar as semi-finais da Liga Europa na temporada passada, e algumas convocações para a seleção principal, ficou impossível de mantê-lo no time. Em sua passagem pelo seu time do coração Tielemans ganhou 4 títulos, além de sempre aparecer na listas de grandes promessas do futebol.

Hoje, com apenas 20 anos, Tielemans vai ser jogador do Monaco na próxima temporada, que desembolsou 25 milhões de Euros. O time francês sabe como investir em jogadores promessas, e com a saída de Bakayoko e da provável transferência do brasileiro Fabinho, o jogador tem tudo para assumir a titularidade e deixar de ser uma promessa para virar uma realidade no futebol.

Leia também:

De Olho na Fera #9 – Kasper Dolberg

De olho na Fera #8 – Dominic Solanke

De olho na Fera #7 – James Ward-Prowse

Guilherme Vechiato

28 anos. Apaixonado por Futebol. Formado em Administração, mas com aquela paixão por jornalismo. Moro no Interior de São Paulo, coração Palmeirense doente, mas sempre de olho no Leeds e no Liverpool da Inglaterra. Twitter: @guivechiato

%d blogueiros gostam disto: