De Olho na Fera #9 – Kasper Dolberg

Amsterdamsche Football Club Ajax, ou simplesmente AFC Ajax, o maior clube holandês sempre foi exemplo para o mundo pelo seu futebol de toque de bola rápido e envolvente, sempre foi admirado por todos, porém o gigante estava adormecido, com triunfos no seu país, mas sem glorias no continente e um time que não lembrava em nada os grandes esquadrões das décadas de 80 e 90. Isso mudou na temporada 2016/17, o Ajax chegou a final da UEFA Europa League com um time que fazia brilhar os olhos dos aficionados pelo esporte, com vários destaques individuais e um futebol coletivo espetacular. Talvez a maior surpresa desse time, o jovem Kasper Dolberg de apenas 19 anos foi um dos destaques da temporada.

Kasper Dolberg Rasmussen, dinamarquês, 19 anos, atacante, uma temporada como profissional, 48 jogos e incríveis 23 gols marcados, artilheiro do time.  Centroavante no estilo matador, aquele que não perde gols, mas não se engane achando que Dolberg não tem habilidade e é apenas um homem gol. Nada disso, Dolberg tem velocidade para jogar na ponta e habilidade para se impor no mano a mano contra os defensores.

Dolberg já tem participações pela seleção dinamarquesa, com apenas 19 anos tem 3 partidas disputadas e 1 gol marcado e participações por todas categorias de base, porém todas rapidamente, apenas 4 jogos e 2 gols marcados. Com todos esses números, Dolberg já é cobiçado por gigantes europeus como o Borussia Dortmund, mas garante ficar pelo menos mais uma temporada no Ajax.

Em uma geração muito forte, Dolberg é um dos principais fatores para a ascensão do Ajax no cenário europeu novamente. Resta saber se em 2017/18 a equipe com Dolberg e companhia irá conseguir alçar voos mais altos, apenas figurar na Champions League já não parece aceitável com o bom time atual.

Leonardo Pereira

Estudante de jornalismo e criador de teses sem noção nos momentos vagos. Twitter: @isentoever

%d blogueiros gostam disto: