Paulinho dá a largada para a “geração 2000”

O que você fazia no ano 2000? A data que marca a virada do milênio, parece trazer vários craques para o futebol brasileiro. 17 anos depois, estes novos atletas começam a dar as caras no profissional.

O dia 23/07/2017, será lembrado por ser a primeira vez que um jogador dessa “geração 2000” marcou um gol no Campeonato Brasileiro. Aliás, um não, foram dois gols do atacante Paulinho, do Vasco, contra o Atlético-MG. O primeiro saiu aos 13 minutos da primeira etapa, em passe do argentino Escudero. Já o segundo foi aos 22 minutos da metade final do jogo. Pelo profissional, são 3 jogos, 2 gols e 1 assistência.

O gol de Paulinho foi o primeiro de um jogador nascido em 2000 na Série A do campeonato nacional. Mas se engana quem pensa que foi o pioneiro no país. O atacante Alan Pierre, já havia balançado as redes pelo América, na 4ª divisão do Campeonato Paulista. Após dois jogos no profissional e um gol, a jovem promessa se transferiu para a base do Flamengo.

Além do recorde no Campeonato Brasileiro, o atacante Paulinho também conseguiu o feito no Vasco como o mais jovem a jogar e também a marcar (17 anos e 8 dias). A marca antes era de seu companheiro de clube, Paulo Vitor (18 anos e 18 dias), que marcou no último dia 13 e que tinha batido o camisa 11 da Seleção Brasileira, Philippe Coutinho.

O primeiro da “geração 2000” a ganhar fama foi o atacante Vinícius Júnior (Flamengo), que estreou na primeira rodada do Campeonato Brasileiro e que já foi negociado com o Real Madrid por 45 milhões de euros, se tornando o jogador mais caro aos 16 anos. Além dele, Brenner (São Paulo) ganhou chance com o técnico Rogério Ceni e o zagueiro Vitão (Palmeiras) foi inscrito na primeira lista da Libertadores pelo técnico Eduardo Baptista, mas com a chegada de Cuca saiu para a entrada de Luan.

 

PELO MUNDO

Não é só no Brasil que a geração 2000 está dando o que falar. O meia Vincent Thill, do Metz (França), foi o primeiro das 5 principais ligas europeias a jogar. O garoto de 17 anos que já atuou pela Seleção de Luxemburgo por 9 vezes (marcando um gol), foi a campo pelo clube somente em 2 partidas na temporada 2016/2017.

E o primeiro da principal liga do mundo a entrar em campo, foi Angel Gomes, do Manchester United. O meia-atacante, estreou na Premier League no dia 22 de maio de 2017, entrando no lugar da lenda Wayne Rooney.

Por fim, o nome mais consolidado parece ser o de Moise Kean, da Juventus. Ele foi o primeiro jogador 2000 a entrar em campo pela Champions League e posteriormente, da Serie A italiana. O atacante teve 24 minutos (4 jogos) na temporada e marcou um gol.

 

OLHO NOS 2001

E a Itália parece ser o país dos mais jovens jogadores. No Genoa, o atacante Pietro Pellegri, de 16 anos (nascido em 2001), jogou 3 partidas e anotou um gol. Apesar da pouca idade, Pietro já tem 1,91m de altura.

Linekher de Andrade

16 anos. Jogador de futebol do Anápolis FC, sub17. Goiano com orgulho. E nome inspirado no artilheiro da Copa de 1986, o inglês Gary Lineker.

%d blogueiros gostam disto: