Seleção Brasileira – 1982: Brasil surpreende o mundo

Por Giulio Tonietti

O ano era 1982, a 12ª edição da Copa do mundo estava se aproximando, a Espanha ia sediar o mundial. Os brasileiros aguardavam ansiosamente, para o que seria, com certeza, o 4º título mundial da seleção canarinho. E não era pra menos, o Brasil contava com craques como Zico, Sócrates, Falcão e Toninho Cerezo, o mundo inteiro dava o título como certo.

 

O mundial começou no dia 13 de junho, em Barcelona, com a então campeã Argentina surpreendendo a todos com uma derrota por 1 a 0 para a pouca expressiva Bélgica. O Brasil fez sua estreia no dia 14, derrotando a União Soviética por 2 a 1, e começando a 1ª fase de forma arrasadora, com 3 vitórias em 3 jogos, a melhor campanha do mundial até então, e a classificação para a próxima fase garantida.

 

Na 2ª fase do mundial do mesmo jeito que começou: Favorito ao título e unanimidade nas apostas do público. Porém, o sonho durou pouco… Após vencer a Argentina na primeira partida da 2ª fase, o Brasil enfrentaria a Itália, em um jogo que quem vencesse, avançaria e seguiria na disputa do título mundial. O jogo aconteceu no dia 05 de julho e foi um jogo DAQUELES, com um final emocionante, surpreendente e trágico para a nação brasileira.

 

Com uma exibição de gala, aos 5 minutos, Paolo Rossi abriu o placar. Sócrates empatou para o Brasil aos 12 minutos, mas a alegria durou até os 25 minutos, quando Paolo Rossi colocou a Itália novamente a frente no placar. Aos 27 da etapa final, Falcão empata o jogo novamente, porém, mais uma vez, Paolo Rossi marca aos 29, decretando assim a eliminação da seleção Brasileira, para a surpresa dos brasileiros… Para a surpresa do mundo todo.

 

Os brasileiros ficaram arrasados, a derrota de 82 ainda não é aceita por muitos… Foi extremamente doloroso, surpreendente para nós e para o mundo. A Itália, merecidamente sagrou-se campeã mundial naquele fatídico 1982, o ano que o Brasil surpreendeu a todos, com a eliminação em uma copa que todos davam como ganha para nós!
%d blogueiros gostam disto: