The Rivals #3 – Flyers vs Penguins

 

A rivalidade Penguins-Flyers, também conhecida como The Battle of Pennsylvania (A batalha de Pensilvânia), começou em 1967 quando as duas equipes entraram como equipes da expansão da NHL. A rivalidade existe porque as cidades dos dois times (Pittsburgh e Filadélfia) são muito próximas e do mesmo estado, a Pensilvânia.

O primeiro jogo entre as duas equipes aconteceu no dia 19 de outubro de 1967. Nessa partida o goleiro dos Flyers, Doug Favell, defendeu todos os 17 disparos da equipe de Pittsburgh e Bill Sutherland marcou o gol da vitória da equipe da Filadélfia, que venceu o jogo pelo placar mínimo, 1-0.

No início a rivalidade não era tão forte, porque os Penguins não tinham um time forte e competitivo, por outro lado os Flyers venceram a Stanley Cup por dois anos consecutivos (1974 e 1975). Quando as divisões foram realinhadas na temporada 74-75, as duas equipes foram transferidos para divisões diferentes. Os Penguins passaram 7 temporadas jogando pelo Divisão Norris. Na temporada 81-82 houve outro realinhamento nas divisões da NHL e os Penguins foram novamente transferidos para a Divisão Patrick, a mesma do Flyers, e as duas equipes voltaram a ser rivais de divisão.

Com a chegada de Mario Lemieux a Pittsburgh, na temporada 84-85, a equipe dos Pens começou a crescer e a ganhar respeito dentro da liga. Na temporada 88-89 Flyers e Penguins se enfrentaram pelo primeiro vez em uma série de playoffs, o vencedor da série garantiria vaga nas finais da Conferência, apesar de possuir um talento enorme e abrir 3 a 2 na série, a equipe da Pittsburgh foi derrotada e viu seus maiores rivais avançando para a próxima fase da competição.

Apesar da derrota a equipe de Pittsburgh mostrou que o “jogo” estava virando. Depois dessa temporada a equipe da Filadélfia ficou 5 temporadas sem saber o que é disputar uma série de playoff, por outro lado a equipe da cidade vizinha  adicionou jogadores muito talentosos ao seu elenco e se sagrou campeão da Stanley Cup em 1991 e 1992, isso mesmo, 2 temporada seguidas levantando o caneco.

A rivalidade continuou pelo resto dos anos 90, a equipe dos Flyers agora contava com Eric Lidros que era um “contra peso”contra Lemieux. Porém na temporada 93-94 ocorreu outro realinhamento nas divisões, o que deixou as equipes novamente separadas. Lidros e Jagr (jogador dos Penguins) tiveram o mesmo número de pontos na temporada 94-95, porém Jagr levou o Troféu Art Ross (troféu dado ao jogador com mais pontos na temporada) porque havia marcado mais gols que Lidros, apesar de perder o Art Ross para um jogador da equipe rival, foi Eric Lidros quem levou a melhor e venceu o Trófeu Hart, se tornando MVP da temporada. Na temporada seguinte Mario Lemieux levou o troféu em cima de Eric Lidros, o que colocou ainda mais lenha na rivalidade.

Flyers e Penguins voltaram a se enfrentar nos playoffs somente em 1997, pelas quartas-de-final da Conferência Leste, e a equipe da Filadélfia novamente levou a melhor, vencendo os Penguins em 5 jogos. Um fato interessante desse jogo é que Lemieux anunciou sua primeira aposentadoria e foi ovacionado dentro estádio dos Flyers. Os Flyers ainda avançaram às finais, porém foram varridos pelo Detroit Red Wings.

Talvez o auge da rivalidade entre as duas equipes tenha sido na temporada 99-2000, quando ambos se enfrentaram nas semi-finais da conferência leste, e também ano em que os Penguins voltaram a ser “parceiros de divisão” dos Flyers. Naquela temporada a equipe da Filadélfia tinha vencido sua divisão e se garantiu com Top Seed do Leste. Os Penguins abriram 2 a 0 na série, os Flyers venceram o jogo 3 na prorrogação, mas foi o jogo seguinte que entrou para a história, as duas equipes estavam empatando em 1 a 1 e o jogo foi novamente para a prorrogação, porém não foram uma nem duas prorrogações, foram 5 prorrogações, a partida mais longa da NHL moderna, o jogo foi decidido com um gol de Keith Primeau, deixando a série empatada em 2 a 2. O gol energizou a equipe da Filadélfia e desmoralizou os rivais. Os Flyers venceram a série e avançaram para as finais do Leste, onde foram derrotados pelos Devils em 7 jogos.

A rivalidade entre as duas equipes perdeu seu brilho nos temporadas que antecederam o lockout da temporada 2004-2005, os Penguins perderam ritmo de jogo com a aposentadoria de Mario Lemieux e a transferência de Jaromir Jagr no início dos anos 2000, o que fez com a equipe despencasse na tabela.

A equipe de Pittsburgh voltou a crescer após os acréscimos dos prospectos Marc-Andre Fleury, Sidney Crosby e Evgeni Malkin. Na temporada 2006-2007 a equipe de Pittsburgh venceu todos os 8 jogos disputados contra os rivais, e Fleury se tornou o primeiro goleiro a derrotar o mesmo adversário a derrotar a mesma equipe por 8 vezes desde 1968. Na temporada 2007-08 os Flyers venceram 5 dos 8 jogos disputados contra os rivais, com destaque para a vitória dos Flyers por 8-2 e também por uma vitória dos Pens por 7-1, dói só de lembrar desse resultado. Nessa mesma temporada Flyers e Penguins se enfrentaram nas finais da Conferência Leste, e pela primeira vez a equipe de Pittsburgh venceu o rival nos playoffs, 4-1 Penguins e vaga garantida nas finais da Stanley Cup, onde foram derrotados pelo Detroit Red Wings também. Na temporada seguinte as duas equipes se encontraram novamente nos playoffs, e os Penguins novamente levaram a melhor, já a equipe da Filadélfia teve que ver o maior rival ser campeão da Stanley Cup.

A temporada 2009-2010 foi uma temporada de “paz” entre as duas equipes, pois os capitães de ambas equipes, Sidney Crosby e Mike Richards, foram campeões olímpicos pela seleção canadense nas Olimpíadas de inverno de Vancouver, com Crosby marcando o gol do título canadense. Na temporada regular desta mesma temporada, a equipe de Pittsburgh venceu 5 dos 6 jogos disputados contra os rivais. Na pós temporada a equipe de Pittsburgh foi eliminada pelo Montreal Canadiens em 7 jogos, e viu a equipe dos Flyers ser campeã do leste e avançar às finais, porém, para a alegria dos Pens, os Flyers foram derrotados pelo Chicago Blackhawks no jogo 6, e na segunda prorrogação.

As duas equipes voltaram a se enfrentar no início da temporada seguinte, e em uma ocasião especial pois essa seria a primeira partida dos Penguins em sua nova arena, a Consol Energy Center, mas foi o calouro estreante dos Flyers quem deu show, o goleiro Sergei Bobrovsky fez sua estréia na NHL nesta partida e estragou a festa da equipe de Pittsburgh. Uma semana depois foi a vez dos Penguins visitarem a Filadélfia, e nesse mesmo dia a equipe dos Flyers resolveu estender o banner de atual campeão da Conferência Leste, apenas para provocar o rival, que acabou vencendo o jogo por 5-1.

De lá para cá a rivalidade baixou de intensidade, os Flyers nunca mais conseguiram ir longe no pós temporada, já os Penguins são os atuais Bi-Campeões da Stanley Cup.

 

Samuel Azevedo

Gaúcho amante de esportes em geral, redator de esportes americanos no HTE e também escreve para seu site pessoal quando tem tempo. Fãs do SC Internacional (Futebol), Nashville Predators (NHL), Houston Texans (NFL), Houston Rockets (NBA) e Houston Astros (MLB). ADM das contas @azevedosports1, @PredatorsBr e @HoustonTexansBR do Twitter.

%d blogueiros gostam disto: