The Rivals #4 – Sampras vs Agassi

Juntos, eles somam 124 títulos da ATP, sendo 22 Gland Slams, e mais de 74 milhões de dólares em premiações na carreira. Pete Sampras e Andre Agassi são, inegavelmente, dois dos maiores tenistas da história, e desde o final da década de 80 até o ano de 2002, sempre protagonizaram incríveis duelos nas quadras pelo mundo.

Nascido em Las Vegas em abril de 1970, Agassi se profissionalizou enquanto tenista no ano de 1986. Logo em seu primeiro ano e se beneficiando de jogar alguns ATPs em solo americano, Andre Agassi logo alcançou o grupo dos 100 melhores tenistas do mundo. Em 1987, o seu primeiro título de nível ATP, conquistado no Brasil contra Luiz Mattar, fechando o ano na posição de número 41 do ranking.

A partir de 88, Pete Sampras estreou no circuito, e também com impacto imediato. No seu segundo ano como profissional e já entre os 100 melhores do mundo, veio o primeiro encontro entre o garoto da capital americana contra Agassi, em Roma. Na época do embate Agassi já era o 5° do mundo, e não encontrou dificuldades para vencer por 6/2 e 6/1.

Em 1990, foram três os duelos entre Sampras e Agassi, incluindo a primeira final de Grand Slam entre os dois. No US Open, vitória de Pete Sampras por 3 sets a 0, parciais de 6/4, 6/3 e 6/2. Antes disso, Sampras também venceu Agassi na Philadelphia, mas foi após um tenista ganhar cada set e Agassi se retirar da partida. No ATP Finals, nova vitória de Andre Agassi por 6/4 e 6/2.

Nos anos seguintes, o equilíbrio seguiu no confronto direto entre os dois. Sempre com jogos equilibrados e alternância entre os vencedores. Um dos pontos altos da rivalidade ocorreu em 1995, quando os tenistas se enfrentaram 5 vezes, em 5 finais. Sampras venceu em Indians Wells e no US Open (novamente), e Agassi se sagrou campeão no Australian Open, em Miami e no Canadá.

Foram mais duas finais de Grand Slam entre os dois. Em 1999, na decisão de Wimbledon, Pete Sampras fez 6/3, 6/4 e 7/5 sobre Agassi. E no último jogo de sua carreira, na decisão do US Open de 2002, Pete Sampras se aposentou vencendo novamente seu grande rival por 3 sets a 1.

No geral, Pete Sampras e Andre Agassi se enfrentaram 34 vezes, com 20 vitórias para Sampras e 14 para Agassi. Foram 9 duelos em Grand Slam, 6 deles vencidos por Pete. Dos 34 confrontos, 16 deles ocorreram em alguma final, novamente com vantagem para Sampras, que venceu 9 títulos contra Agassi.

Pete Sampras liderou o ranking da ATP por 286 semanas, e Andre Agassi por 101 semanas. São números que provam que os dois foram dos maiores tenistas da década de 90 e da história da ATP.

Geisson Pereira Miranda

Mineiro, 21 anos. Estudante de Administração na Universidade Federal de Ouro Preto. Acompanha especialmente basquete, futebol americano, tênis e, claro, futebol.

%d blogueiros gostam disto: