Como jogará o PSG com a chegada de Neymar?

Neymar Júnior, o homem de 222 milhões de euros. A contratação mais cara da história do futebol mundial. O brasileiro chegou ao PSG com status e com a responsabilidade de mudar a história do clube francês. Além do grande futebol que apresenta, Neymar trouxe junto consigo uma série de possibilidades que podem ser exploradas pelo treinador Unai Emery. Qual será o time titular do Paris? Quais são os possíveis esquemas táticos a serem utilizados de forma a encaixar o brasileiro?

Leia mais: Um dossiê completo sobre a ida de Neymar para o PSG

4-3-3

Neymar novamente formará um trio de ataque com um uruguaio e um argentino?

A opção mais esperada e também mais óbvia é a manutenção do esquema já utilizado pelo PSG, o 4-3-3. A tática também é conhecida por Neymar, já que o Barcelona a utilizava. Não haveria problema algum de adaptação. O brasileiro entraria para jogar na ponta esquerda, onde já está acostumado a atuar. Com Cavani centralizado e Di María do lado direito, acredito que esse esquema tático seja a melhor opção (ao menos para iniciar as partidas).

4-2-3-1

Uma opção ousada e mais ofensiva. Unai Emery terá coragem para utilizar?

Para a equipe do Paris Saint-Germain, que tem volantes de muita qualidade no passe e de saída de bola (Verratti e Matuidi), acredito que a opção pelo 4-2-3-1 é mais recomendada para situações de jogo do que para iniciar as partidas. Nessa formatação, Neymar seguiria atuando pelo lado esquerdo, Di María pelo lado direito e Cavani centralizado. A diferença seria a presença de um meia armador para ajudar na criação das jogadas e também para auxiliar o centroavante uruguaio. Optei por Draxler na imagem acima, mas Ben Arfa seria outro capacitado a cumprir essa função. Também teríamos a possibilidade do argentino Di María jogar centralizado e trazermos Pastore ou Lucas Moura para jogar no lado direito.

4-2-3-1 (com Neymar centralizado)

Opção para situação de jogo: Neymar jogando centralizado

Apesar de também ser uma opção possível, acho que essa é a menos provável. O futebol de Neymar rende muito mais quando o brasileiro joga pelas pontas. Mas, atuar centralizado não é nenhuma novidade. Ele já fez muito essa função na Seleção Brasileira. Imagino que Unai Emery poderia optar por essa formatação tática em situações para variar o jogo, em possíveis marcações pesadas em cima de Neymar pelos lados.

UMA “DOR DE CABEÇA” BOA

De Fato, o treinador do PSG terá excelentes opções – tanto em jogadores no elenco, quanto em variações táticas. A chegada de Neymar melhora bastante o time do Paris e proporciona opções interessantes para a escalação da equipe. Qual esquema você escolheria? E qual seria a sua escalação do time titular do PSG com Neymar? A minha seria: Trapp (Areola); Daniel Alves, Thiago Silva, Marquinhos e Kurzawa; Thiago Motta, Verratti e Matuidi; Neymar, Di María e Cavani.

Heider Mota

Baiano, 21 anos, estudante de jornalismo e amante dos esportes.

Twitter: @heiderzito

%d blogueiros gostam disto: