Dugout – Áses pelo CY Young na Liga Americana

(Foto: Sports Illustrated/Montagem)

Numa temporada marcada por uma quantidade absurda de home runs, strikeouts e grandes rebatedores, o duelo pelo prêmio CY Young, dado ao melhor arremessador das Ligas (Americana e Nacional) pega fogo nesse final de temporada. Dois candidatos de peso vem se destacando na corrida pelo prêmio no final da temporada: Corey Kluber, do Cleveland Indians e Chris Sale, do Boston Red Sox. Os dois “áses” da rotação titular vem tendo uma temporada fantástica.

Corey Kluber é um arremessador estabelecido na MLB. Estreou em 2011 e em 2014 conquistou o prêmio CY Young. O jogador foi peça chave da campanha dos Indians que resultou no título da Liga Americana em 2016, por pouco não conquistando a World Series. Entretanto, 2017 tem sido um ano espetacular na carreira de Kluber, que conseguiu emplacar os melhores números da carreira. Entre os arremessadores titulares da Liga Americana, ele é o melhor em número de vitórias (17), em percentual de vitórias (81%), em jogos completos (5), e em ERA (2.35). Um monstro. Com os Indians garantidos em mais uma pós temporada, Kluber é uma das esperanças que a equipe mantenha a sua força nos playoffs e consiga voltar a World Series em 2017.

Seu adversário atua em uma das franquias mais tradicionais dos esportes americanos. Chris Sale é o Ás da rotação titular do Boston Red Sox e um dos principais trunfos da equipe do Fenway Park para chegar até a World Series. Sale ainda não tem nenhum prêmio CY Young, mas vem mostrando predicados suficientes para conquistar a honraria.  Ele, assim como Kluber, lidera a Liga Americana em número de vitórias (17). Além disso, ele lidera o número de strikeouts (300) e de entradas arremessadas (209.1). O canhoto vem fazendo muito barulho na liga e chega na reta final da temporada com muita gasolina no tanque. Os 300 strikeouts atingidos na última quarta-feira igualaram ao lendário Pedro Martinez, o último jogador dos Red Sox a conquistar o feito.

Outros jogadores que começaram a temporada muito bem, perderam força na corrida pelo CY Young da Liga Americana. O principal exemplo foi Dallas Keuchel, do Houston Astros. O jogador começou a temporada com números absurdos, mas uma lesão durante a temporada acabou o afastando da corrida pelo prêmio. O vencedor do CY Young em 2015 parece longe da disputa nesse momento.

A reta final da temporada deve definir o dono do prêmio. Acredito que Kluber tenha uma leve vantagem, até pela sequência incrível de vitórias que os Indians vem tendo. Mas Sale e os Red Sox também vem jogando um baseball de alto nível, e qualquer vacilo de Kluber pode sacramentar o prêmio para o canhoto de Boston. E você, aposta em quem? Kluber ou Sale?

%d blogueiros gostam disto: