MOSTRA TEU VALOR #40 – O fator Mancini

Ele voltou sob desconfiança, inclusive minha. Não achei que fosse o cara certo para o momento (instabilidade política) e situação (time na zona de rebaixamento) do Vitória. Seis jogos depois, provou que eu e todos os que assim pensavam estavam enganados. O que o FATOR MANCINI fez para o Leão da Barra subir tanto de produção?

LEIA TAMBÉM: MOSTRA TEU VALOR #38 – Mancini é a solução? 

1 – Organizou a casa

É fato que o Vitória era uma total bagunça. A permanência de Argel no início do ano, vazamentos, brigas internas, relacionamento quebrado entre atletas e dirigentes. Todos esses fatores contribuíram para que a equipe chegasse onde chegou no Brasileirão. Era necessário alguém que blindasse o grupo, que fizesse com que tudo isso não afetasse o desempenho. Vagner Mancini fez isso. Junto com ele, a chegada de Cléber Giglio para ser o novo executivo de futebol também foi muito importante. Só de termos um time mais organizado fora dos gramados, dentro deles já foi possível notar outra postura.

2 – Mais tática, menos emoção

Antes da chegada de Vagner Mancini, o Vitória parecia um time que mal treinava. Não apresentava variações táticas, sempre insista na mesma formação, nas mesmas jogadas. E nada disso vinha dando certo. Mancini entendeu que era necessária uma postura mais defensiva, escalou o time apostando nos contra-ataques e os resultados vem surgindo. São 6 jogos, 4 vitórias, 1 empate e 1 derrota. Nenhum gol sofrido fora de casa. Realmente histórico!

LEIA TAMBÉM: MOSTRA TEU VALOR #39 – O Leão que surpreende

3 – Falando a verdade

Ao contrário de treinadores como Argel, que assistia uma partida fraca do time e rasgava elogios ou Alexandre Gallo, que nem sabia do que estava falando direito, Mancini entende a realidade que o clube vive. Mesmo com um desempenho excelente, o treinador reconhece que ainda há muito mais o que fazer, há muito mais o que melhorar. Não é porque saímos da zona que estamos livres. Pelo contrário. Agora fica ainda mais difícil. Temos que seguir com a mesma postura, com a mesma garra, para enfim podermos respirar.

4 – Identificação com o clube

Vagner Mancini é o treinador que mais vezes comandou o Vitória em Campeonatos Brasileiros. Em suas quatro passagens já foram dois títulos estaduais conquistados. Querendo ou não, Mancini conhece o clube, conhece a torcida e tem identificação. Isso foi ainda mais comprovado na polêmica entrevista em que defendeu o clube do bairrismo de parte da imprensa paulista.

O homem que mudou o rumo do Vitória em 2017

É inegável que o grande ponto de virada do Vitória em 2017 foi o retorno de Vagner Mancini ao comando técnico. Pode ser que tudo volte a dar errado e não consigamos escapar do rebaixamento (DEUS ME LIVRE!), mas ninguém pode ser capaz de não reconhecer as mudanças que aconteceram com a chegada do treinador. Sigo acreditando, confiando e esperando que o Fator Mancini se prolongue e traga muito mais frutos positivos ao Leão!

Fotos: Maurícia da Matta / EC Vitória


Você pode sugerir pautas, assuntos, deixar críticas e conversar comigo aqui no espaço dos comentários ou através do meu Twitter @heiderzito. Não deixe de acompanhar também o site Arena Rubro-Negra, maior portal dedicado exclusivamente à torcida do Leão da Barra e site que também faço parte.

Heider Mota

Baiano, 21 anos, estudante de jornalismo e amante dos esportes.

Twitter: @heiderzito

%d blogueiros gostam disto: