A Semana lá Fora #01 – MLS na sua reta final de classificação

(Foto: Reprodução / Trivela)

A liga de “soccer” dos Estados Unidos é conhecida por ter jogadores que fizeram sucesso na Europa, além de alguns destaques de clubes sul-americanos. A temporada regular já se encontra na parte final. Faltando apenas duas rodadas, o estreante Atlanta United surpreendeu e já garantiu vaga na próxima fase, enquanto o Orlando City, de Kaká, está eliminado de forma precoce.

Classificação pra o mata-mata…

A classificação dos times se assemelha aos moldes da NFL, onde os 22 times são divididos igualmente em duas conferências (leste e oeste), e desses, seis clubes se classificam para o mata-mata. Assim como no esporte da bola oval, o líder e o vice líder de cada conferência folgam na primeira rodada, o terceiro joga contra o sexto e o quarto contra o quinto em jogos de ida e volta. No final, os campeões de cada conferência se enfrentam em final de jogo único.

Últimos jogos…

No último fim de semana, o FC Dallas poderia ter botado um pé na próxima fase na conferência oeste, mas não saiu do empate em 1 a 1 com o Colorado Rapids, que tem a segunda pior campanha no geral da competição.

Também na conferencia oeste os líderes tropeçaram: o primeiro colocado Vancouver Whitecaps foi derrotado por 3 a 0 pelo New York Red Bulls, com gol do artilheiro e destaque Bradley Wright-Phillips, além disso, essa vitória garantiu o time de Nova York na pós temporada da conferência leste. O resultado só não foi pior para o time canadense porque o Sporting Kansas City empatou com o Minnesota United, do brasileiro Ibson, por 1 a 1, o que deixou o time de Kansas com 48 pontos, três a menos que o Whitecaps, apesar do time americano ter uma partida a menos.

Situação das conferências…

Nessa reta final, o lado leste já tem seus classificados. O Toronto garantiu a melhor campanha no geral e folgará a primeira rodada do mata-mata; o New York City, de David Villa e de Andrea Pirlo (que anunciou sua aposentadoria), aparece em segundo, mas ainda não conseguiu sua folga no mata-mata, pois é seguido de perto pelos novatos do Atlanta United. Completam os classificados o Chicago Fire, Columbus Crew e NY Red Bulls.

(Andrea Pirlo e sua torcida – reprodução site NYCFC)

Na conferência oeste os times rivais da região da Cascádia aparecem em peso com o Whitecaps líder e quase garantido na folga, enquanto o Portland Timbers é o terceiro empatado com o Seattle Sounders em número de pontos. O Sounders inclusive defende o título da liga. Fechando os classificados do momento, o Houston Dynamo com um jogo a menos contra o vice líder da conferência Kansas City e em sexto o FC Dallas, mas as duas vagas aparecem totalmente abertas já que Real Salt Lake e San Jose Earthquakes estão um ponto atrás do quinto e sexto colocados.

(Torcida do Sounders no clássico contra o Timbers – Otto Greule Jr-Getty Images North America)

As últimas rodadas decidirão qual será o destino de alguns times e o fim da temporada ainda trará a aposentadoria do craque Andrea Pirlo, que anunciou sua decisão em se pendurar as chuteiras pelo NY City ao fim da participação da equipe nessa temporada da MLS.

%d blogueiros gostam disto: