De olho na fera #11 – Ben Woodburn

(Foto: Ian Hodgson)

Por: Lucas Tinôco (Twitter: @lucastinocof)

Benjamim Woodburn é atacante, galês, e pertence ao Liverpool. O jogador estreou no sub-18 em 2014 e ainda pertence a esta categoria. Ainda assim, já coleciona nove partidas pelo time principal, tendo estreado na Premier League em novembro de 2016, quando se tornou o terceiro jogador mais jovem a estrear pelo clube.

“Ben”, como é conhecido, também já estreou pela seleção do seu país. Tudo isso com apenas 17 anos (está a 11 dias de completar 18). O jogador é um dos grandes prospectos do FIFA 18, que você pode conferir aqui.

Da base ao recorde no elenco principal

Seu primeiro gol na base saiu contra o Arsenal, em vitória por 3 a 1. Ele anotou dois tentos na oportunidade. Woodburn ainda marcou nos dois jogos seguintes. Ao todo são 50 jogos e 11 gols marcados. Atualmente ele defende o Liverpool na UEFA Youth League e deu uma assistência na goleada por 4 a 0 sobre o Sevilla.

Pela equipe principal, Ben marcou logo na sua segunda partida. Apesar que naquele jogo ele entrou segundos antes do apito final. Três dias depois teve mais uma oportunidade. Enfrentando o Leeds pela Copa da Liga inglesa, o jovem entrou aos 67 minutos na vaga do também jovem Kevin Stewart. A partida estava empatada em 0 a 0, até que Origi marcou o primeiro aos 76′. Cinco minutos depois brilhou a estrela do garoto que foi considerado uma das maiores promessas do clube com menos de 10 anos.

O gol fez com que ele batesse um recorde que pertencia a Michael Owen e se tornasse o jogador mais jovem a fazer um gol pelo time principal do Liverpool (17 anos e 45 dias). Por enquanto, o único marcado por ele. Foram apenas 9 chances, mas o jovem certamente tem um futuro brilhante pela frente.

Foi eleito o melhor jogador da base dos Reds na última temporada.

Na seleção

Ben Woodburn poderia ter jogado pela seleção inglesa por seu histórico de formação no país. No entanto, decidiu jogar mesmo pelo País de Gales, seu país natal.

Jogou por quase todas as categorias de base (sub-15, sub-16, sub-17 e sub-19). Em 2016 ele participou das Eliminatórias para a Eurocopa sub-19. Em setembro de 2017 estreou pelo time principal, após não ter jogado em um convocação em março. Sua estreia foi com um golaço contra a Áustria, que decretou a vitória da seleção galesa e tornou ele o jogador mais jovem a marcar por País de Gales. Três dias depois deu uma assistência para gol na vitória por 2 a 0 contra Moldávia.

Neste mês Woodburn foi premiado como o melhor jovem do ano por Gales.

A dois anos do fim do seu contrato atual, o jovem atacante é o próximo da lista de renovações do clube. Tudo indica que o novo contrato se encerrará em 2022.

Ben é uma das grandes promessas do futebol mundial. Vale a pena ficar de olho em mais esta fera!

Lucas Tinoco

21 anos, baiano e aspirante a jornalista esportivo. Fanático por esportes em geral, principalmente futebol. Adepto das ligas europeias e do futebol alternativo. Líder do Editorial de Futebol Internacional do HTE Sports.

%d blogueiros gostam disto: