Dugout – Num ano de ataques, a defesa será fundamental

(Foto: Reprodução/MLB.com)

Outubro chegou e a pós-temporada da MLB voltou com tudo. Os dois jogos de Wildcard, tanto da Liga Nacional quanto da Liga Americana, foram espetaculares. Toda a insanidade de outubro apareceu nos jogos onde o vencedor leva tudo, aquecendo as turbinas dos fãs de baseball que aguardam ansiosamente por esse período do ano. Com o nível das equipes que chegaram aos playoffs, não dá para fazer nenhuma previsão do que pode acontecer. Se o fizesse, correria um grande risco de mandar um belo tiro n’água. Mas há uma tendência dos playoffs que deve se repetir com ainda mais intensidade: a importância da defesa.

CONFIRA TAMBÉM: Como funciona a MLB?

A defesa é o momento do baseball muitas vezes subvalorizado pelos fãs que acompanham o esporte. Normalmente as pessoas acompanham o jogo para ver as bolinhas sendo espancadas até as arquibancadas, ou ao menos, para o fundo do campo. O bom arremessador, muitas vezes, pode ser considerado o vilão do jogo, em caso de performance decisiva. Com exceção dos “jogos perfeitos” sem conceder rebatidas, o desempenho dos arremessadores é mais elogiado pelos fãs mais fervorosos do baseball. Mas nesses playoffs, um bom desempenho dos arremessadores será crucial para definir quem pode ir longe e chegar até a World Series.

Numa temporada 2017 onde foi quebrado o número de HR, com mais de 6000 rebatidos, mostra que os ataques da MLB estão cada vez mais potentes. No Wildcard da Liga Nacional, onde os arremessadores também vão ao bastão, o relief dos Diamondbacks conseguiu uma rebatida tripla para impulsionar duas corridas decisivas para a vitória de 11-8 da equipe de Arizona. Apesar de ser um fato extremamente raro, isso mostra um pouco do quanto as equipes estão rebatendo com mais potência. E em se tratando da nata da MLB, as oito equipes de melhor campanha da temporada, a diferença entre uma vitória e uma derrota vai estar nos arremessos e na qualidade defensiva das equipes.

Todas as equipes desta pós temporada tem uma rotação titular muito boa. Na liga Nacional, vejo os Cubs e os Dodgers um pouco acima nesse quesito, bem como Indians e Red Sox na Liga Americana, mas essa pequena vantagem pode ir embora com um arremesso ruim. Sim, nos playoffs, um arremesso ruim pode mudar a história de uma série. Assistindo os playoffs da MLB alguns anos te ensina a respeitar cada arremesso, até que a equipe consiga a última eliminação e feche o jogo. Chegou a hora dos astros do montinho escreverem mais uma página de suas histórias. As máquinas de rebatidas estão a postos e loucas para detonarem bolinhas em outubro. A World Series é logo ali!

%d blogueiros gostam disto: