Futebol fora de mídia #13 – 20 vezes Malmö FF

Por: Lucas Tinôco (Twitter: @lucastinocof)

Após ultrapassar o Gotemburgo na temporada passada, o Malmö novamente levantou o caneco do Campeonato Sueco. Pela vigésima vez, a Suécia é azul!

Em 2017, a equipe azul celeste sempre liderou a Allsvenskan. O grande nome nos primeiros jogos foi do jovem atacante sueco Pawel Cibicki. Sua temporada de destaque o colocou no tradicional Leeds United, atualmente está entre os times que disputarão os playoffs para o acesso à Premier League. A venda colocou 1,6 milhões de euros nos cofres do Malmö.

Nas primeiras nove rodadas do campeonato, o maior da Suécia não perdeu. Foram seis vitórias e três empates. Na décima rodada, a primeira derrota: 1×2 contra o Norrköping, campeão em 2015. Após o revés, uma nova sequência de nove jogos invictos, desta vez com oito vitórias e apenas um empate.

Neste meio tempo, o grande vexame da temporada. Jogando contra o Vardar, da Macedônia, o Malmö caiu de cara na segunda fase de playoffs da Liga dos Campeões. A expectativa da torcida era imensa após ter chegado duas vezes seguidas a fase de grupos e não ter participado da competição da última temporada. O desafio se tornou grande quando em casa não conseguiu mais que um empate por 1×1. Na volta, fora de casa, derrota dura por 3×1. Uma queda vergonhosa pra quem recentemente eliminou clubes como o Celtic.

Na reta final, uma sequência de 4 vitórias em 5 jogos permitiu que o clube conquistasse o título de número 20. Jogando contra o mesmo Norrköping, na casa do adversário, o clube saiu atrás no primeiro tempo. Entretanto, na etapa final veio a redenção. Já sabendo que a vitória lhes dariam o título devido ao revés do Djurgarden para o Sirius no domingo, os jogadores voltaram preparados para o grande momento. O jovem Strandberg, contratado esta temporada e jogador da seleção sub-21 da Suécia, marcou o primeiro. Lasse Nielsen, zagueiro ex-Gent, marcou o seu primeiro com a camisa azul celeste e virou o jogo. Anders Christiansen, na sua segunda temporada com o Malmö, fechou o placar, coroando o que talvez foi a sua melhor atuação pelo clube, com um gol e duas assistências.

Com o apito final veio a festa. SM-Guld (Svenska mästare), como dizem na Suécia, é o Campeão Sueco. Malmö conhece bem isso. 20 vezes!! Primeiro clube do país a colocar a segunda estrela no escudo.

Festa no vestiário:

Comemoração com Yotún, vendido ao Orlando City no decorrer da temporada:

Framåt Malmö (Pra frente, Malmö)!!

 

Lucas Tinoco

21 anos, baiano e aspirante a jornalista esportivo. Fanático por esportes em geral, principalmente futebol. Adepto das ligas europeias e do futebol alternativo. Líder do Editorial de Futebol Internacional do HTE Sports.

%d blogueiros gostam disto: