MOSTRA TEU VALOR #43 – A culpa não é da torcida

Conforme afirmei na edição anterior deste Cantinho do Torcedor, a culpa das derrotas em casa não é do Estádio Manoel Barradas. No último domingo (29), o time não perdeu, mas decepcionou outra vez. Empatar com o lanterna do Campeonato, saindo atrás do placar, desperdiçando oportunidades e apresentando um futebol fraco, dói tanto quanto perder. Mas há uma coisa que me chamou atenção.

Durante a semana passada, o treinador Vagner Mancini concedeu entrevista na Toca do Leão e soltou a seguinte afirmação. “O que mais tem me dado dor de cabeça é jogar no Barradão. Fora de casa, o nosso time tem uma concentração muito grande. É o ambiente do Barradão que tem jogado contra a gente”.

Vejam bem, se eu não interpretei errado, o nosso treinador culpou o ambiente do Barradão. Quem cria o ambiente de um estádio? Isso mesmo. A torcida. Ou seja, Vagner Mancini acredita que a TORCIDA DO VITÓRIA tem jogado contra o time. Como um cara experiente como ele tem coragem de falar uma bobagem dessas? Estive presente em oito jogos do rubro-negro baiano como mandante nesse Brasileirão. Tenho toda propriedade para dizer que A TORCIDA DO VITÓRIA NÃO TEM CULPA ALGUMA.

Usando a última partida como exemplo. Tomamos gol do lanterna da competição, o Atlético/GO, aos 11 minutos do primeiro tempo. Ainda assim, mesmo desconfiado e desacreditado, seguimos cantando, apoiando, gritando “Vamo virar nêgo”, sofrendo a cada erro de passe, a cada oportunidade perdida. Mais que isso, 13 mil guerreiros foram ao estádio ver um time que não vence dentro de casa há 3 meses. Um time que perdeu sob seus domínios em 10 dos 16 jogos disputados.

É o ambiente do Barradão que é o problema, Mancini? Você é um safado por dizer isso. Ajustou o time em alguns jogos fora de casa, vencemos, ótimo. Mas cadê as variações táticas? Cadê as mudanças de jogo? O que acontece que o time não consegue vencer? Culpar o torcedor é o cúmulo da incompetência.

Um time fraco, elenco mal montado, diretoria amadora. Tragédia anunciada desde o início do ano. Mas há sempre quem culpar, não é mesmo? A “zica” é do estádio, joga sal grosso e água benta pra ver se dá certo. Deu? Não satisfeitos, chegou a hora de culpar o ambiente do Barradão. Dizer que dá dor de cabeça jogar dentro do seu próprio estádio. Cansei dessas baboseiras, dessas tentativas frustradas de justificar o que não é possível justificar.

A CULPA NÃO É DO BARRADÃO!

A CULPA NÃO É DO TORCEDOR!

A culpa é de vocês, diretores incompetentes. A culpa é de vocês, jogadores que recebem uma fortuna todo mês para apresentar tão ridículo futebol. A culpa é de vocês, comissões técnicas que por aqui passaram na temporada. Assumam suas merdas, sejam homens em admitir que erraram. Parem de jogar a culpa para quem não tem.


Você pode sugerir pautas, assuntos, deixar críticas e conversar comigo aqui no espaço dos comentários ou através do meu Twitter @heiderzito. Não deixe de acompanhar também o site Arena Rubro-Negra, maior portal dedicado exclusivamente à torcida do Leão da Barra e site que também faço parte.

Heider Mota

Baiano, 21 anos, estudante de jornalismo e amante dos esportes.

Twitter: @heiderzito

%d blogueiros gostam disto: