QUEREMOS A COPA #20 – É possível conquistar o Brasileirão?

Crédito foto: Rafael Ribeiro/CBF/Divulgação

Matematicamente o Grêmio tem sim chances de ser Campeão Brasileiro, pois uma vitória hoje contra o líder Corinthians em São Paulo, deixa o Tricolor a apenas seis pontos atrás do time paulista. No entanto, mesmo com um resultado positivo hoje, eu descarto totalmente a chance de título no torneio nacional. Confira os principais motivos:

  • Concorrência: Além do Corinthians, o Santos também está vivo na briga pelo título e ambos têm algo em comum, o foco exclusivo apenas no Brasileirão. Já o Grêmio, está totalmente focado, e com razão, na fase semifinal da Copa Libertadores. Ou seja, os dois clubes paulistas têm muito menos jogos em disputa e desgaste em relação ao Tricolor, que disputa duas competições simultaneamente.
  • Foco e logística: A medida que ir avançando na Libertadores, caso consiga, o Grêmio obviamente deixará de lado o torneio de pontos corridos, visto que o título mais perto é a Libertadores e a vantagem ao líder Corinthians não é pequena. Como todo mundo sabe, Libertadores exige viagens longas e cansativas, sendo preciso sair com dias de antecedência do Brasil. Caso queira poupar fisicamente os jogadores, o Grêmio precisará jogar partidas com a equipe reserva ou até mesmo com uma equipe de transição.
  • Segundo turno: O Grêmio vacilou muito, sobretudo neste segundo turno, perdendo pontos em casa e atuando muito abaixo do normal. Além da péssima campanha, o Grêmio perdeu muitos jogadores, em virtude de lesões. Aos poucos os jogadores vem se recuperando, contudo, os pontos perdidos não irão ser recuperados e vantagem no G-3 acabou.

    Grêmio conta com o retorno de Luan após quase dois meses. Crédito foto: Divulgação/Grêmio FBPA

São vários fatores que fazem eu não acreditar no título nacional, entretanto, não estou pessimista em relação à Libertadores. O Grêmio tem sim chances de conquistar o título continental após 22 anos e voltar a disputar o mundial de clubes. Mas, o momento é de pensar no Campeonato Brasileiro e uma vitória hoje contra o Corinthians será muito importante para o time ir com confiança para Guayaquil. Por fim, o Grêmio precisa se manter no G-3 e assegurar no mínimo uma vaga direta para a Libertadores de 2018.

 

%d blogueiros gostam disto: