Seleções inusitadas que já jogaram Copa do Mundo

(Foto: Paolo Bruno/Getty Images)

A cada 4 anos o mundo sofre uma pausa para acompanhar o maior campeonato de futebol do mundo: a Copa do Mundo. Porém, nem todos os países têm o orgulho de dizer que já participaram do torneio. Brasil, Alemanha, Argentina, Itália, entre outros, são países tradicionais e que participam praticamente de todas as edições, contudo, existem seleções que são no mínimo curiosas, que já tiveram a oportunidade de disputar Copas do Mundo. Vamos a alguns dos exemplos mais inesperados:

Kuwait em sua única participação em Copa (Foto: Divulgação)

Kuwait     

Você sabe aonde fica localizado o, oficialmente, Estado do Kuwait? Provavelmente a resposta será não, ou duvidosa. Kuwait é um pequeno país na Península Arábica, que faz fronteira com a Arábia Saudita e o Iraque. O país de pouco mais de 4 milhões de habitantes, teve apenas uma participação em Copa, foi no ano de 1982, na Espanha.

Curiosamente, essa classificação tem uma pitada brasileira. Carlos Alberto Parreira, treinador do tetracampeonato Brasileiro em 1994, era o treinador da seleção Kuwaitiana durante sua única participação em Copa do Mundo até hoje. Em um grupo difícil, a seleção do Kuwait foi eliminada na primeira fase.

Kuwait 1 – 1 Tchecoslováquia

Kuwait 1 – 4 França

Kuwait 0 – 1 Inglaterra

São raras as imagens de Cuba em Copas, em uma das poucas aparece de branco contra a Romenia (Foto: Reprodução)

Cuba

A República de Cuba é um país situado na América Central, na região insular. O país tem destaque em alguns esportes, como vôlei e baseball. No entanto, o futebol não é um deles. Mesmo assim, Cuba foi o primeiro país caribenho a jogar uma Copa do Mundo, na França em 1938. E avançaram da primeira fase, com vitória sobre a Romênia por 2 a 1, contudo acabaram goleados por 8 a 0 para a seleção sueca logo na fase seguinte, acabando assim a sua primeira e única participação em Mundial até agora.

A seleção que orgulhou uma nação (Foto:c Reprodução)

Haiti

Mais um país da região Caribenha a aparecer na nossa lista, o Haiti é um pequeno país insular de pouco mais de 9 milhões de habitantes. Tem, infelizmente, sofrido com terremotos e furacões nas últimas décadas, o que atrapalha o seu desenvolvimento. Entretanto, mesmo tendo pouca tradição no futebol, disputou a Copa do Mundo de 1974, na Alemanha Ocidental.

Em um grupo com Itália, Argentina e Polônia, foram 3 partidas, 3 derrotas e saldo de -12. Mesmo com o rendimento pífio, a participação orgulha os haitianos até os dias atuais.

Itália 3 – 1 Haiti

Haiti 0 – 7 Polônia

Argentina 4 – 1 Haiti

Atual RD Congo, Zaire já jogou Copa (Foto: Reprodução)

Zaire (RD Congo)

A República Democrática do Congo, na época ainda chamada Zaire, é um país situado no centro da África, sendo o 2º maior do continente. Ainda como Zaire, teve a oportunidade de disputar o Mundial de 1974, na Alemanha Ocidental. Tem como estatística algo não tão agradável: a maior derrota da história de Copas do Mundo, para a Iugoslávia. Zaire caiu também no grupo do Brasil naquele ano.

Zaire 0 – 2 Escócia

Iugoslávia 9 – 0 Zaire

Brasil 3 – 0 Zaire

Coréia do Norte enfrentou o Brasil em 2010 (Foto: Getty Images)

Coréia do Norte

Atualmente a Coréia do Norte é conhecida pelo seu ditador, Kim Jong-Un, e pelas suas ameaças de guerra. No quesito futebol, esse país fechado político, econômico e culturalmente, já participou de duas edições de Copa.

Na primeira, em 1966 na Inglaterra. Conquistando nessa edição o seu maior triunfo na história futebolística, vitória sobre a poderosa Itália por 1 a 0, passando de fase para enfrentar Portugal. Em jogo maluco, Portugal de Eusébio buscou uma virada após estar perdendo por 3 a 0 e eliminou os norte-coreanos: 5 a 3. Na segunda participação caiu no grupo do Brasil, e conseguiu sofrer uma incrível goleada de 7 a 0 para Portugal. Não passando de fase.

1966:

  • Coréia do Norte 0 – 3 União Soviética
  • Coréia do Norte 1 – 1 Chile
  • Coréia do Norte 1 – 0 Itália
  • Coréia do Norte 3 – 5 Portugal

2010:

  • Coréia do Norte 1 – 2 Brasil
  • Coréia do Norte 0 – 7 Portugal
  • Coréia do Norte 0 – 3 Costa do Marfim
A única participação de Canadá em Copas (Foto: Reprodução)

Canadá

O Canadá é conhecido por várias coisas: a excelente qualidade de vida, o frio, os esportes de inverno. O futebol, no entanto, não é uma delas. Assim como os Estados Unidos, o forte do país não é o soccer. Contudo, por incrível que pareça, Canadá já jogou um Mundial. Foi em 1986, no México, Em 3 jogos, foram 3 derrotas, saldo de -5, e nenhum gol marcado na competição.

França 1 – 0 Canadá

Canadá 0 – 2 Hungria

Canadá 0 – 2 União Soviética

Bônus:

A encantadora Islândia (Foto: AFP)

Islândia: o menor país da história a disputar uma Copa do Mundo, com cerca de 300 mil habitantes. A Islandia e sua torcida que encantou o mundo disputará a Copa da Rússia em 2018.

Curiosidade: são cerca de 700 jogadores profissionais no país. E sim, a Islândia estará em uma Copa do Mundo.

Panamá: o pequeno país de cerca de 3 milhões de habitantes conseguiu a sua vaga para a Copa do Mundo 2018 de maneira heroica. Com gol no apagar das luzes contra a Costa Rica, que o classificou e tirou os EUA da Copa. Festa no estádio, orgulho de uma nação. o Panamá disputará pela primeira vez em sua história uma Copa do Mundo.

Twitter: @pereira__leo

Leonardo Pereira

Estudante de jornalismo e criador de teses sem noção nos momentos vagos. Twitter: @isentoever

  • Daniel Dalence

    Togo, Indonésia e Trinidad e Tobago vencem todas essas.

%d blogueiros gostam disto: