Vem de 5: ultrapassagens memoráveis de Ayrton Senna

(Foto: Reprodução / F1)

 

Saudade. O povo brasileiro e quem acompanha o “universo” da Fórmula 1 ainda sente falta de Ayrton Senna nas pistas. O gênio, que nos deixou precocemente no fatídico GP de Ímola, em 1994, tinha como uma de suas principais características as ousadas e belas ultrapassagens. Listamos nesse VEM DE 5 algumas das mais memoráveis. Confira!

(Foto: Reprodução / Youtube)

Senna ultrapassa Lauda – GP de Monaco, 1984

Ayrton estreou na Fórmula 1 em 84 e, logo de cara, mostrou que tinha um potencial gigantesco. Nas charmosas ruas de Monte Carlo, local que viria ser (até a data da publicação desse texto) o piloto com mais vitórias, Senna fez uma linda manobra para cima de Niki Lauda. Na volta 19 da corrida, o brasileiro posicionou sua Toleman-Hart para cima da McLaren do austríaco e o deixou para trás. O que deixa o momento ainda mais impressionante é a condição da pista, completamente molhada por conta da forte chuva em Monaco. Marcante!

 

(Foto: Reprodução / F1 Senna)

Senna ultrapassa Mansell – GP da Espanha, 1986

A corrida em Jerez foi marcante e uma das mais históricas que a categoria já viu. Mansell tinha boa vantagem e tudo para vencer a prova. Mas um problema em seu carro fez a corrida mudar. Na volta 63, Senna fez uma manobra complicadíssima e conseguiu uma ultrapassagem quase impossível. No final, Ayrton venceu por incríveis 14 milésimos de segundo. Arrepiante!

 

(Foto: Getty Images)

Senna ultrapassa Damon Hill – GP do Brasil, 1993

Não poderia faltar uma manobra incrível do maior piloto brasileiro de todos os tempos dentro de casa. No GP de Interlagos, em 1993, Ayrton tinha uma McLaren inferior à Williams de Hill, mas isso não foi o suficiente para evitar que uma ultrapassagem maravilhosa acontecesse. Com a pista molhada, uma das especialidades de Senna, e o inglês com pneus frios, recém trocados em um pit-stop, Senna deu um “drible da vaca” no rival, fingindo que tentaria passar por fora, mas arriscando a manobra por dentro. Sensacional!

 

(Foto: Forix)

Senna ultrapassa Jean Alesi – GP dos Estados Unidos, 1990

Essa é uma das ultrapassagens de Ayrton Senna mais lembradas por todos e não poderia ficar de fora da nossa lista. O interessante é observar toda a manobra, toda a movimentação e a genialidade que Ayrton teve para superar o rival francês. Senna passou Alesi, mas foi ultrapassado novamente. Em seguida, o brasileiro tentou novamente, aplicou uma manobra incrível e conseguiu a ultrapassagem definitivamente. Mais do que falar sobre, o melhor é assistir. Incrível!

 

(Foto: Reprodução / F1)

Senna ultrapassa todo mundo – GP da Europa, 1993

O primeiro lugar não tem apenas uma ultrapassagem, mas quatro. Senna largou no 4º lugar no circuito de Donington Park, na Inglaterra, mas logo na largada foi ultrapassado por Schumacher. Esse foi o gatilho para seu show. Aproveitando a pista molhada, Ayrton começou a passar todo mundo que estava à sua frente. Primeiro foi Schumacher, depois uma linda manobra para cima de Wendlinger. Ainda teve tempo para passar Damon Hill e Alain Prost, ainda na primeira volta. Que corrida, que piloto, que saudade de você, Senna!


Você lembra de outras gigantes ultrapassagens de Ayrton Senna na Fórmula 1? Deixe nos comentários!

Heider Mota

Baiano, 21 anos, estudante de jornalismo e amante dos esportes.

Twitter: @heiderzito

%d blogueiros gostam disto: