De Olho na Fera #16 – Gonçalo Guedes

(Foto: Valencia CF / Site Oficial)

O excelente futebol apresentado pelo Valencia, vice-líder do campeonato espanhol, após uma temporada passada quase desastrosa com um rebaixamento, vem dando destaque a Gonçalo Guedes, de 20 anos.

Português, Guedes é formado pelo Benfica e deu seu pontapé inicial em 2014, ainda pelo Benfica B. Titular durante toda a temporada, teve sua chance na equipe principal entrando em cinco jogos pelo campeonato português, todas as vezes no segundo tempo.

E aproveitou bem demais a oportunidade: na temporada seguinte foi integrado de vez ao elenco principal e já figurou em algumas partidas como titular da equipe portuguesa. Nem demorou tanto para ser convocado à seleção nacional pelo técnico Fernando Santos.

Foto: slbenfica.pt

Com a camisa do Benfica, Gonçalo ganhou a Liga Sagres em 2015 e 2016, além da Copa Nacional e a Super Copa nos mesmos anos. No meio da temporada 2016/2017, na janela de inverno, o jogador despertou o interesse e foi contratado pelo PSG por 30 milhões de euros.

Só que com o meio-campo concorrido time francês, o português teve poucas oportunidades de mostrar seu trabalho e foi aconselhado pelo próprio técnico Unai Emery a aceitar um empréstimo, e quando a oportunidade de jogar no Valencia apareceu, a proposta foi aceita. Foi a partir dessa ida que o futebol de Gonçalo voltou a andar novamente.

Pelo Valencia, na atual temporada, já são nove jogos, com três gols e cinco assistências. O jovem atua avançado e pelos extremos do campo. Suas características facilitam na função: velocidade e agilidade, com boa e forte finalização, inclusive de fora da área.

Com menos gente de qualidade para disputar uma vaga no meio-campo, Guedes deve ser titular em pelo menos uma das pontas do time espanhol durante toda a temporada e deve se desenvolver muito mais, trabalhando melhor outras qualidades que o atleta tem, como visão de jogo, passes, drible e equilíbrio. Este golaço pelo Valencia contra o Sevilla demonstra um pouco de suas características:

Capa do jornal Marca deste sábado (04), Gonçalo comentou que um dos seus principais objetivos hoje é conseguir jogar a próxima Copa do Mundo pela seleção de Portugal e que não será fácil pelos bons nomes presentes na disputa. Até agora jogou como titular apenas uma vez em 2015. Ele ainda revelou o desejo de continuar no Valencia na próxima temporada, mesmo tendo contrato com o PSG até 2021 e comentou sobre comparações feitas a Cristiano Ronaldo. “É bom que me comparem com os melhores do mundo, mas Cristiano Ronaldo e Messi estão muito acima.”, disse o camisa 7 do Valencia.

Foto: Marca

Igor Paulinelly

20 anos, estudante de engenharia e natural de Currais Novos/RN. São-paulino e amante do futebol desde Brasil vs Costa Rica às 3 da manhã em 2002. Social: @igorpaulinelly

%d blogueiros gostam disto: