Extra Time #9 – Liga das Nações em nível global?

Foto: UEFA

A Liga das Nações é uma competição fomentada pela UEFA e que terá início em setembro do próximo ano, após a Copa do Mundo, envolvendo as 55 seleções europeias. O torneio será dividido em 4 ligas, com base no coeficiente do ranking de seleções desse mês de novembro. Subdividido dessa forma: Liga A com 12 equipes divididas em 4 grupos, Liga B da mesma forma, Liga C terá 15 e Liga D 16, conforme tabela explicativa abaixo:

Foto: UEFA

As partidas da Liga das Nações acontecerão nas seis Datas Fifa do final de 2018, antes das eliminatórias da Eurocopa 2020. Serão jogos de Ida e Volta para cada grupo, com os primeiros colocados de cada liga subindo de divisão, assim como os últimos sendo rebaixados. Para a Liga A, os vencedores de cada grupo se enfrentam em semi-finais e finais pelo título da competição.

Nessa manhã, A FIFA confirmou que está considerando maneiras de expandir o novo torneio da Liga das Nações da UEFA a uma escala global, com negociações em curso envolvendo várias confederações regionais, segundo a agência Reuters. FIFA e UEFA então passariam a organizar juntas a competição.

Proposta interessante e que era questão de tempo para que esse aceno surgisse. Se a ideia da Liga já é para substituir amistosos com baixo rendimento por jogos de alto nível para as seleções europeias, nos outros continentes essa necessidade é ainda maior, principalmente para as seleções sul-americanas, que conseguem bater de frente numa Copa do Mundo com os europeus, e em muitas datas de amistosos têm que jogar com equipes africanas, asiáticas, etc., que não oferecem nenhum grande nível técnico. Com as datas de amistosos internacionais substituídas por competições da UEFA, as outras seleções teriam uma maior dificuldade, então, de agendar bons amistosos.

A Liga das Nações da UEFA irá interessar e render um bom nível técnico? É esperado que sim pela associação, pois será com base na Liga que o sorteio das Eliminatórias da Eurocopa será fomentado.

É preciso então que esse torneio considere de fato uma realização global, pois será um pouco complicado a realização de partidas intercontinentais por conta do envolvimento das seleções da Europa com suas competições regionais. Enquanto é só um conversa inicial, pela CONCACAF, que representa as seleções da América do Norte e Central, já discutem a viabilização de uma liga com ideia semelhante.

A reportagem completa da Reuters você pode acompanhar aqui.

Igor Paulinelly

20 anos, estudante de engenharia e natural de Currais Novos/RN. São-paulino e amante do futebol desde Brasil vs Costa Rica às 3 da manhã em 2002. Social: @igorpaulinelly

%d blogueiros gostam disto: