The Rivals #07 – Jaraguá do Sul x Carlos Barbosa

Nove títulos da Liga Nacional, um vasto acervo de troféus em suas galerias, além de ser considerado por muitos o maior clássico do futsal brasileiro. Assim é cada partida entre as equipes do Jaraguá e Carlos Barbosa; uma rivalidade sadia dentro das quadras que move o torcedor desse esporte tão praticado em nosso país.

Leia também: Futsal Express – O futuro da seleção pós-Falcão

Com décadas de participação no futsal, tendo como os estados do sul do Brasil como pioneiros nessa modalidade, ACBF e Jaraguá se tornaram referências para as demais equipes que surgiram no passar dos anos. Com o ápice do então futebol de salão na década de 90, as equipes começaram sua trajetória nos campeonatos nacionais. Sempre revelando grandes jogadores, dentre eles o goleiro Franklin, ídolo do futsal brasileiro, hoje com 46 anos e ainda atuante no futsal do Jaraguá; já no Carlos Barbosa, temos Fininho, multicampeão pelos clubes que passou e também pela Seleção Brasileira, onde deixou um belo legado.

Com três passagens pelo clube catarinense, Franklin, aos 45 anos, retornou ao Jaraguá em 2016. (Foto: Maykon Lammerhirt / Agência RBS)

Nos confrontos mais decisivos entre as equipes, temos como o mais recente, em 2016, a disputa da final da Supercopa de futsal, onde se enfrentam os campeões da Liga Nacional (Carlos Barbosa, em 2015) e da Taça Brasil (Jaraguá, em 2015). A competição daria uma vaga para a disputa da Libertadores. Na ocasião, no tempo regulamentar, a partida terminou em 2×2, levando a decisão para as penalidades. Franklin – na época com 44 anos -, fechou as traves do gol do Jaraguá e garantiu o título da Raposa, derrotando a ACBF por 3×2.

Atualmente o Jaraguá passa por momentos conturbados em relação ao financeiro do clube. Após do rompimento do patrocínio com a Malwee, a equipe não tem conseguido despontar nos campeonatos nacionais em que disputa, sendo forte apenas no estado catarinense. Mas já há conversas de que a partir de 2018, novos patrocinadores virão para montar novamente um time competitivo. Apenas cerca de três a quatro jogadores do atual elenco devem continuar no plantel. Já o Carlos Barbosa, do técnico Marquinhos Xavier, recentemente nomeado ao cargo de técnico da Seleção Brasileira, revela jogadores a cada temporada que passa. Conhecido por ter boa estrutura, o ACBF tem conquistado títulos importantes nos últimos anos, dentre eles, o de campeão da Libertadores da América. Recentemente, o município de Carlos Barbosa recebeu o título nobre de ‘cidade do futsal’.

O que o torcedor espera é que as duas equipes consigam se manter bem estruturadas dentro do futsal brasileiro. Sabemos da dificuldade em relação à patrocínio e apoio das entidades do esporte. Mesmo com essas dificuldades, é preciso manter a tradição do esporte no país. Se foi com a bola nos pés é quem dominamos o mundo, é com ela que daremos a volta por cima.

 

Rafik Oliveira

Amante de várias modalidades esportivas, trago à tona diversos temas que abordam o cenário nacional, sempre com uma visão diferenciada para cada esporte.

%d blogueiros gostam disto: