Vem de 5: jogos de futebol que marcaram o ano de 2017

Nesse fim de ano estamos preparando uma série de matérias sobre o que de melhor aconteceu no esporte nacional e internacional. Já entrando nesse clima, vamos às partidas de futebol que marcaram o ano de 2017.

Barcelona 6×1 PSG

O que falar dessa partida? O Barcelona havia sofrido um placar praticamente irreversível de 4×0, no Parque dos Príncipes, em Paris, e precisaria de uma virada histórica para conseguir passar de fase no mata-mata da Champions League. Para piorar ainda mais a situação, o PSG ainda marcaria um gol no Camp Nou, que obrigava o Barça a marcar seis gols para se classificar. Mas quem disse que não era possível? Com uma atuação memorável de Neymar, autor de dois gols na partida, o clube catalão conseguiu o tão sonhado resultado, deixando o mundo boquiaberto com o que estavam vendo. Por isso que dizem que o ‘futebol é uma caixinha de surpresas’.

Palmeiras 3×3 Cruzeiro

O que você faria se o seu time sofresse três gols apenas no primeiro tempo de um jogo? E o pior é quando essa partida é por um mata-mata de competição nacional. Assim foi a partida entre Palmeiras e Cruzeiro pelas quartas de final da Copa do Brasil. Repleta de gols e estratégias de ambas as equipes, o confronto é lembrado até hoje por ter sido um dos melhores de 2017, tanto pela qualidade da partida, quanto pela reação do Palmeiras por ter sofrido três gols e ter conseguido o empate.

Barcelona-EQU 0x3 Grêmio

Aquela partida para quebrar os paradigmas. O Grêmio foi até Guayaquil para enfrentar o melhor colocado na fase de grupos da Libertadores. Desconfiado por alguns torcedores brasileiros de que não conseguiria o resultado no Equador, o Tricolor Gaúcho mostrou a sua força, e com noite mais do que inspirada de Edilson, Luan e principalmente Marcelo Grohe – autor de uma defesa espetacular – o Imortal conseguiu vencer os donos da casa por 3×0.

Lanús 4×2 River Plate

Para os fanáticos por futebol sul-americano, essa partida foi um prato cheio. Na primeira semifinal da Libertadores 2017, o River Plate, em casa, havia vencido o Lanús por 1×0. Na partida de volta, no estádio Ciudad de Lanús, com 25 minutos de jogo, o time visitante já fazia dois gols, levando à lona o Granate, como é conhecido o Lanús por sua torcida. Mas por incrível que pareça, o time branco e grená conseguiu uma força surpreendente. Aos 45 do primeiro tempo, Sand descontava o placar para 2×1; logo no início da segunda etapa, o próprio Sand empatava a partida. Aos 62, Acosta virou o jogo para os mandantes e, cinco minutos depois, após um puxão de camisa dentro da área, e após consulta do árbitro de vídeo, é marcado pênalti para o Lanús. Alejandro Silva, bate e converte, tornando uma das maiores viradas da Libertadores da América. O Lanús estava classificado à final!

Borussia Dortmund 4×4 Schalke 04

Dias antes de escrever essa matéria, pude presenciar uma das melhores partidas da minha vida. Como citei acima sobre o Palmeiras, que havia sofrido três gols, imagine o Schalke 04, que sofreu quatro, atuando fora de casa, dentro do Signal Iduna Park – estádio do Borussia – onde os auri negros são praticamente imbatíveis. Tudo bem que tivemos a expulsão do atacante Aubameyang, mas foi algo inacreditável! O Schalke ainda teve o seu zagueiro Harit lesionado, chegando a rasgar o meião na entrada que o machucou, mas mesmo assim ele continuou na partida, mostrando garra e determinação. Com incríveis quatro gols na segunda etapa, sendo o último deles marcados pelo brasileiro Naldo, zagueiro do Schalke, os azuis de Gelsenkirchen conseguiram empatar o maior dérbi da Alemanha em 4×4, protagonizando um momento histórico para o futebol do país.


E aí, quais outros grandes jogos de 2017 você destaca? Deixe a resposta nos comentários!

Rafik Oliveira

Amante de várias modalidades esportivas, trago à tona diversos temas que abordam o cenário nacional, sempre com uma visão diferenciada para cada esporte.

%d blogueiros gostam disto: